O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), reafirmou o compromisso da gestão estadual na manutenção e expansão do projeto de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS). Iniciado no Estado, em 2019, o projeto de gestão - voltado para a organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) na rede de atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) - visa buscar a qualificação da rede de saúde e ampliar a sua resolutividade, atuando na promoção e prevenção. O PlanificaSUS agora será ampliado para os municípios das microrregiões VI, VII e IX, dentro da IV Região de Saúde, passando a contar com 24 novos municípios (ver listagem abaixo).

A partir desta segunda-feira (15/05), até o 19 de maio, acontece a Semana Padrão do PlanificaSUS. Na ocasião, gestores municipais, representantes dos serviços de saúde locais, equipe de tutores e corpo técnico da SES-PE reúnem-se para avaliação e troca de informações sobre a região onde estão localizados, serviços de saúde disponíveis a população, além da apresentação do projeto aos novos atores do projeto de planificação, etc. As atividades começam, neste dia 15/05, em Caruaru e também pelas cidades de Belo Jardim, Gravatá e Toritama.

O Planifica SUS faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), parceria do Ministério da Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Hospital Israelita Albert Einstein.

A primeira ação do PlanificaSUS em Pernambuco começou pela  VIII microrregião, pertencente a IV Região de Saúde, com abrangência de 8 municípios (Belo Jardim, Pesqueira, Alagoinha, Tacaimbo, São Bento do Uma, Poção, Cachoeirinha e Sanharó) tendo como sede a cidade de Belo Jardim, desenvolvendo um trabalho integrado  entre as Unidades de Saúde da Família e a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) localizada no município.

IV Região de saúde - novos municípios

VI - Agrestina, Altinho, Caruaru, Cupira, Ibirajuba, Jurema, Panelas, Riacho das Almas e São Caitano
VII - Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Camocim de São Félix, Gravatá, Sairé e São Joaquim do Monte
IX - Brejo da Madre de Deus, Frei Miguelinho, Jataúba, Santa Maria do Cambucá, Santa Cruz do Capibarive, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertenes