O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nesta quinta-feira (29/06), workshop e mutirão para tratamento da incontinência urinária masculina. Durante a ação, foram realizadas intervenções com implante de “sling” para tratamento e reabilitação de pacientes com incontinência urinária, que sofreram cirurgias de próstata - por neoplasia ou hiperplasia.

O mutirão, que beneficiou pacientes da fila de espera, por meio do CUIDA PE, foi organizado pela diretoria do HGV e contou com participação dos médicos urologistas Evandro Falcão e André Guilherme Lagrecca. A condução dos trabalhos foi realizada pelo médico urologista Gustavo Wanderley, coordenador do Departamento de Trauma e Urologia Reconstrutora da Sociedade Brasileira de Urologia Nacional e atual coordenador do ambulatório de Urologia Reconstrutora do HGV.

O Sling é uma tela cirúrgica, usada para tratar pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O implante do dispositivo, menos invasivo e com bons resultados a longo prazo, é recomendado para quem tem incontinência urinária de leve a moderada.

Para casos graves, a solução pode se dar pela implantação do esfíncter urinário artificial, que é um dispositivo de silicone, chamado “cuff”. Trata-se de um balonete que contém líquido, fixado no saco escrotal, que comprime a uretra e impede o vazamento da urina.

Os dispositivos são dispostos internamente e não ficam nada aparentes. O índice de satisfação com esses aparelhos alcançam em torno 75% para o Sling e até 92% para o esfíncter artificial, segundo a literatura médica especializada.

O Serviço de Urologia do HGV é referência em Pernambuco no tratamento da incontinência urinária masculina e das patologias da uretra.

INCONTINÊNCIA URINÁRIA - A incontinência é a perda involuntária de urina pela uretra. Ela pode acontecer tanto nos homens, como nas mulheres. As condições que levam à incontinência urinária podem ser relacionadas ao envelhecimento, fatores genéticos, hormonais, tabagismo, obesidade, múltiplas gestações e partos vagina​is complicados, bexiga hiperativa, tosse crônica, lesões medulares, doenças do sistema nervoso e aumento prostático.

INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA PÓS-CIRÚRGICA - A incontinência masculina pode ocorrer após tratamento cirúrgico das doenças da próstata e, principalmente, após a prostatectomia radical para o câncer da próstata. Esses pacientes podem sofrer com quadros de infecção urinária, desconforto, exclusão social e alguns chegam a entrar em depressão.