Trabalhadores de saúde do Hospital da Restauração (HR) considerados pré-diabetes ou diabetes poderão participar de um projeto para acompanhamento da doença. A iniciativa é do Núcleo de Educação Permanente e de Saúde do Trabalhador, do hospital, e tem como objetivo chamar atenção para a importância do controle da doença. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na sala da Saúde do Trabalhador, no térreo do HR. O primeiro encontro está marcado para o próximo dia 27 de julho, a partir das 14h30, na Sala de Aula do 5º andar.

Os participantes serão acompanhados durante seis meses, e, ao longo desse tempo, receberão, uma vez por mês, orientações de profissionais de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Oftalmologia. De acordo com Rosa Aragão, idealizadora do projeto, a ideia surgiu depois de constatar que 10% dos 160 funcionários avaliados estavam com glicemia acima do normal. “Nosso objetivo principal é dar uma melhor qualidade de vida aos nossos trabalhadores e incentivar a adesão ao tratamento, evitando as complicações e internações por causa da diabetes e a sobrecarga da equipe pela falta ao trabalho”, explica.

A execução do projeto será da equipe de Saúde do Trabalhador, que já realiza exames periódicos nos trabalhadores efetivos do Hospital da Restauração. A gerente de Enfermagem do setor pretende ampliar esse monitoramento para todo o hospital. “Além de diabetes, vimos que muitos trabalhadores têm hipertensão, colesterol alto, queixas em relação à saúde mental. Por isso, é importante monitorar todos esses casos”, conta Suzana D’Aquino. Segundo ela, quem apresenta alguma alteração de saúde recebe encaminhamento para consulta de enfermagem e/ou consulta médica.