A secretária de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, recebeu nesta terça-feira (04/07), representantes do Conselho Regional de Farmácia do Estado (CRF-PE), na sede da SES-PE, no Bongi. Ao lado da gestora estadual, marcou presença a nova diretoria da Farmácia de Pernambuco, que conduziu as conversas no sentido de criar laços que possam, a médio e longo prazo, formular políticas sólidas, que ofertem à população uma abrangência maior no que diz respeito ao atendimento e à promoção à saúde.

"Há uma importância de se chegar mais próximo do usuário, a partir da vivência de quem é realmente farmacêutico, que é quem entende bem dessas questões. Além de que, na Secretaria, temos discutido sempre a melhora dos fluxos, em vários setores, para que todos nós possamos melhorar a entrega", afirma a secretária Zilda Cavalcanti.

A reunião entre o poder público e o CRF-PE mostrou sintonia, foi aprovada pelo presidente do CRF-PE, Aldo César Passilongo. A ideia é formar bases e alicerces, um lado com o outro, tanto em iniciativas como em fiscalização, mas principalmente convergir ideias para um melhor suporte de ações.

O diretor geral da Farmácia de Pernambuco, Jean Batista, tem em mente uma série de iniciativas para referendar esta fase inicial de trabalhos. Ele vislumbra quebra de paradigmas, inclusive, para tornar o serviço de distribuição de medicamentos sempre melhor. 

"Vamos apostar na capacitação e na definição de um plano de trabalho, que envolve outras ideias como a Farmácia Virtual e novas parcerias para tornar prática a dispensação de medicamentos para quem está mais distante dos grandes centros", define o diretor da Farmácia, Jean Batista.