Nesta sexta-feira (07), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realizou o Colegiado Estadual de Saúde Mental.  O tema do evento foi "Romper a incabível prisão" e contou com a presença de representantes da assistência à saúde mental de várias regionais. Na oportunidade, foi feita uma apresentação das situações relacionadas aos transtornos mentais e ao quadro de dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas.

A mesa diretora contou com a secretária executiva em Vigilância Sanitária, Verônica Cisneiros, a diretora-geral da Atenção Primária de Saúde, Eline Mendonça, a assessora técnica da Diretoria Geral de Políticas Estratégicas, Larissa Farias, e o gestor de saúde mental de Pernambuco, André França.

A apresentação pontuou perspectivas da gestão em relação ao serviço na rede pública, como o compromisso com a reforma psiquiátrica, o fortalecimento da RAPS/GERES, a desinstitucionalização, o antiproibicionismo, a atenção primária, a urgência e a emergência, os leitos integrais, o exercício dos leitos humanos, os movimentos sociais e o controle social.

O gestor de saúde mental de Pernambuco, André França, ressaltou que “é importante ter um olhar de atenção com as pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental, segundo os princípios do SUS e da Reforma Psiquiátrica”, afirmou.