Neste mês, é celebrado o “Agosto Dourado”, que simboliza a importância do incentivo à amamentação e ao estímulo do aleitamento materno. Em alusão à causa, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) vai promover ações de conscientização acerca do tema, que reforçam a importância da amamentação na saúde do bebê.

Para o ano de 2023, a Aliança Mundial para a Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês) apresenta como tema a campanha “Apoie a amamentação:faça a diferença para mães e pais que trabalham”.  A proposta pretende informar as pessoas sobre as perspectivas dos pais trabalhadores com relação à amamentação e à paternidade.

A campanha fundamenta, ainda, a licença remunerada e o suporte no local de trabalho como ferramentas para facilitar a amamentação, além de envolver as pessoas e as organizações para estimular a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho.

O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. Nele estão contidas todas as proteínas, as vitaminas, as gorduras, a água, além dos nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês. Por isso, a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, que é considerado um aliado importante para combater a desnutrição e, consequentemente, a mortalidade infantil.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Agnes Freitas, a oportunidade é importante também para chamar a atenção da doação de leite humano. “Diante de tantos benefícios à saúde da criança, é essencial que haja um forte estímulo para essa ação, pois, infelizmente, algumas mulheres vão lidar com desafios que a impedirão de produzir o leite materno, mas que poderão ser ajudadas pelo gesto de outras mães, por meio da doação”, esclareceu.

Webpalestra - Pernambuco no cuidado e apoio à amamentação

Dentro da programação do Agosto Dourado, a Diretoria Geral de Políticas Estratégicas (DGPE), através da Gerência de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (GEASC), realizou nesta terça-feira (01), a Webpalestra “Pernambuco no cuidado e apoio à amamentação”, no canal do Telessaúde, no youtube.

O evento online contou com a participação da nutricionista e mestre em saúde da criança, Renara Guedes, com a técnica em saúde da Mulher , Marta Rejane, do promotor do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 6ª Região e coordenador do GT Gestante e Lactante do MPT, Leonardo Mendonça e a médica pediatra, mestre em saúde materno-infantil, Vilneide Santos. O objetivo foi estabelecer diálogos e reflexões com diferentes segmentos sociais para disseminar a importância do apoio e incentivo ao aleitamento materno, em Pernambuco.

Na oportunidade, a técnica em saúde da Mulher da SES-PE, Marta Rejane, destacou a necessidade de atenção na construção de um  olhar mais sensível para a mulher lactante. “É importante entender o papel de cada indivíduo na busca por compreensão de formas de acolhimento, ajuda e empoderamento dessas mulheres, num cenário que muitas vezes é desafiante”, pontuou.

Bancos de Leite Humano de Pernambuco