A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Diretoria Geral de Telessaúde e da Coordenação de Vigilância da Hanseníase (CVH), deu início ao projeto piloto que disponibiliza uma plataforma digital que permite ao profissional da atenção primária realizar consultas sobre a Hanseníase com um especialista. O objetivo é dar maior celeridade ao diagnóstico da doença. O serviço passa a valer a partir de agosto deste ano .

A proposta é que, através dessa nova ferramenta, os casos não sanados durante o  atendimento na atenção básica recebam o suporte do apoio matricial, que integra os profissionais da equipe de saúde da família com especialistas, a fim de auxiliar nas discussões de casos e intervenções terapêuticas.

Dessa forma, os pacientes passam a contar com benefícios como, por exemplo, o não deslocamento de seus municípios para as unidades de referência da doença, em outras cidades. 

De acordo com a coordenadora de Vigilância de Hanseníase, Larissa Madna, “inicialmente, o projeto vai atender a população das II e VIII Regionais de Saúde, mas a proposta é que a teleassistência contemple todo o estado de Pernambuco”, explica Madna.

Hanseníase - Doença causada pelo Mycobacterium leprae, transmitida por meio de gotículas expelidas pelas vias aéreas superiores, por meio de um contato muito próximo e prolongado com um doente que não esteja em tratamento.