O Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS) colocou em funcionamento, nesta quarta-feira (13/09), a nova autoclave do Centro de Material de Esterilização (CME), O equipamento é utilizado para a esterilização de material. A autoclave tem a função de eliminar microrganismos, incluindo vírus e bactérias de materiais e utensílios diversos, muitos deles, utilizados nos processos cirúrgicos.

No modelo presente no CME do Inácio de Sá suporta 200L e conta com o Controlador Lógico Programável (CLP) que proporciona a automatização do equipamento, o que facilita toda produção. O equipamento foi encaminhado para o HRIS pela Superintendência de Patrimônio e Apoio Logístico da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

"Pra mim é uma alegria imensa ver o CME evoluindo. Trabalho há 30 anos no Hospital, sendo 18 deles na esterilização, e durante todo esse tempo era a mesma autoclave. Parece que chegou no momento certo, pois com a chegada dos mutirões estão recebendo mais e mais cirurgias, o novo equipamento será mais um apoio”, disse o responsável pelo setor,  Geneide Ferreira.