O Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, é uma ocasião promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para promoção de ações alusivas a qualidade do cuidado em saúde oferecidos em todo o mundo.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realizará um encontro online na próxima segunda-feira (18/09), às 14h, através do canal oficial no YouTube da ESPPE, visando o debate e alinhamento da Coordenação de Qualidade e Segurança do Paciente (CQSP) com os Núcleos de Segurança do Paciente quanto ao acompanhamento das ações pretendidas e diante do tema deste ano. A OMS escolheu como tema para a campanha de 2023: “Envolver os pacientes para a segurança do paciente” acompanhado do slogan “Elevar a voz do paciente”, que tem como objetivo reforçar a importância da temática e disseminação do tema.

A cor laranja é utilizada como forma de destacar o tema, além da divulgação da prática na saúde. O dia tem como objetivo também influenciar os pacientes, famílias e profissionais e gestores de saúde a trabalharem em colaboração para intervenções conjuntas que reflitam as necessidades dos pacientes e a segurança dos cuidados da saúde.

A SES-PE criou a Coordenação de Qualidade e Segurança do Paciente (CQSP) no ano de 2015 e aderiu à data desde que foi instaurada. Trabalhando junto às metas mundiais da pauta em conjunto com a Câmara Técnica, a coordenação buscou colocar no calendário das unidades da rede estadual e ainda articula internamente e externamente a divulgação e orientação junto aos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) dentro das unidades de saúde visando atender as metas da OMS para a conscientização e exercício da cultura de Segurança do Paciente.

“Hoje, a segurança do paciente é reconhecida globalmente como uma prioridade de saúde pública. É uma tendência que esse movimento se fortaleça ainda mais, cresça ainda mais, ganhe visibilidade”, afirmou a coordenadora da CQSP,  Érika Lopes.

O lançamento da campanha nacional deste ano aconteceu na reunião da Câmara Técnica de Qualidade do cuidado e Segurança do Paciente, contando com a divulgação e orientação às coordenações estaduais.