Prestes a encerrar o mês de setembro, dedicado à campanha “Setembro Verde”, de incentivo e conscientização sobre a doação de órgãos, e marcando o Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) recebeu representantes da Central de Transplantes de Pernambuco para uma rodada de palestras, na tarde desta quarta-feira (27/09).

A abertura ficou por conta da Secretária Executiva de Regulação em Saúde, Domany Cavalcanti. “Queria aproveitar para agradecer o empenho de todos na condução do programa de transplantes, tanto a Central de Transplantes como todos os outros que trabalham nos bastidores. Isso nos dá muito orgulho”, afirmou.

A coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco, Melissa Moura, trouxe um Panorama das Doações e Transplantes de Pernambuco e comemorou a participação dos servidores. “Esta data é o símbolo de um trabalho, que será perpetuado todos os dias do ano. Quisemos marcar o momento com os servidores para agradecer a dedicação de todos”, comentou.

André Bezerra, responsável técnico da Central de Transplantes de Pernambuco, falou sobre as Perspectivas e desafios para os transplantes no Estado de Pernambuco. “A lista de transplantes é silenciosa. Então cabe a nós, governo e sociedade, cobrar uma participação da população não só neste momento, mas o ano todo”, completou.

Ceça Luna, coordenadora de Educação Permanente da Central de Transplantes de Pernambuco, abordou o Papel da Equipe Multiprofissional na Comunicação de Notícias Difíceis.

Por fim, Rhayssa Karina de Lima Oliveira, transplantada de fígado, falou sobre sua experiência para a plateia, formada por profissionais de saúde de diversas áreas.

SETEMBRO VERDE - Durante todo o mês de setembro, hospitais do Estado dedicaram espaço para falar sobre doação de órgãos e transplantes, com workshops, palestras e simpósios alusivos à conscientização desse ato de compaixão. Ações múltiplas, dentro do “Setembro Verde”, no sentido de tornar o “sim” menos doloroso para as famílias.

"O Setembro Verde é uma ação nacional que foi criada para conscientização e incentivo à doação de órgãos e tecidos. E a legislação brasileira, para o consentimento da doação, legaliza como definição plena a decisão da família. Assim, é necessário que as pessoas, em vida, conversem com seus familiares e reforcem o fato de serem doadores de órgãos. Isso, quando acontece, é muito positivo. Facilita essa decisão”, explica Melissa Moura, coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco.

LISTA DE ESPERA ATUAL

Coração - 12