Cartazes de prevenção serão distribuídos em ambientes GLS

Em locais da Região Metropolitana do Recife freqüentados pelo público homossexual e simpatizantes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) vai afixar, hoje (19/12), mil cartazes contendo orientações sobre prevenção contra Aids, além de distribuir 5 mil folhetos em boates, bares e saunas visitados por gays, lésbicas e simpatizantes. O objetivo é reforçar o trabalho de prevenção realizado em todos os segmentos da sociedade.

 

Além disso, serão afixados mais 4 mil cartazes e distribuídos 5 mil folhetos, todos no interior do Estado. “Uma das principais estratégias que utilizamos é a informação de maneira interessante e atraente”, afirmou o coordenador do programa de DST/Aids em Pernambuco, François Figueirôa. “A publicidade acaba ajudando as pessoas a refletirem sobre sua vulnerabilidade, para que possam pôr em prática a prevenção como uma coisa que faz parte do dia-a-dia”, acrescentou.

Em Pernambuco, a tendência da Aids é a de infectar cada vez mais pessoas heterossexuais. No período de 1988 a 1992, mais de 70% dos indivíduos com o vírus HIV se declararam homossexuais, enquanto que 22% dos infectados eram heterossexuais. Já entre 1999 e 2005, o número de heterossexuais com Aids subiu para 64%, ao passo que o número de homossexuais caiu para 33%.

 

“Mesmo tendo essa inversão, o público GLS ainda continua sendo significativo. É importante, por isso, continuar o reforço na prevenção”, salientou a coordenadora da distribuição dos cartazes, Fátima Moreira. “Esse público cobra bastante a realização de publicidade em sua área”, contou a coordenadora.

 

Dia mundial da Aids

No dia primeiro de dezembro, a população de Recife foi alertada da importância da prevenção e do tratamento da Aids, bem como do valor da solidariedade aos portadores do vírus HIV, durante as comemorações do Dia Mundial da Luta Contra a Aids.

 

O Programa Estadual de DST/Aids, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), planejou uma série de atividades que aconteceram do dia 30 de novembro a até 03 de dezembro. A campanha, cujo tema foi “A gente quer ser feliz hoje e pode ser feliz sempre”, foi iniciada na estação central do Metrô do Recife.