Em alusão ao Outubro Rosa, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) realizou ações para estimular e promover informações às mulheres sobre a conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama. A programação incluiu palestras voltadas não só para o tema, mas também para outras questões da saúde feminina, relacionadas ao corpo, autocuidado e autoestima, além de mutirões de procedimentos ginecológicos, realizados nesta sexta-feira (20/10). 

De acordo com a diretora geral do HAM,  Ângela Lannia, aderir ao movimento e inserir dentro das unidades oportunidades de disseminar o alerta sobre a importância da prevenção é um serviço a mais para a sociedade. “O Outubro Rosa é uma Campanha necessária que reforça o cuidado da Saúde da Mulher”, afirmou.

A importância da alimentação e a sua relação com o câncer de mama foi um dos temas das palestras ministradas durante o mês. A nutricionista Tarciana Maria de Lima abordou o assunto chamando a atenção para os efeitos que os  hábitos alimentares inadequados, associados ao sedentarismo, podem contribuir para o risco das doenças. 

Para fechar a programação do Outubro Rosa, nesta sexta (20) foi realizado um mutirão que contemplou mulheres para inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIUs). A triagem para o procedimento foi feita anteriormente, por meio da equipe multidisciplinar da unidade de saúde. “Essa é uma iniciativa importante, uma vez que este método contraceptivo evita uma série de riscos à saúde da mulher se comparado a outras formas de contracepção”, pontuou a coordenadora da Clínica de Ginecologia do HAM, Renata Sivini. 

Ainda de acordo com ela, espera-se que, com essa ação, seja possível reforçar e incentivar uma postura mais atenta nas mulheres em relação ao conhecimento do seu corpo, no reconhecimento de alterações suspeitas e na busca por um serviço de saúde de forma rápida, nessas situações.