A IV Gerência Regional de Saúde (IV Geres) anunciou, nesta terça-feira (24/10), o projeto Cantinho da Sororidade, em evento que acontece desde às 08h30, na sede da Regional, em Caruaru. A ação tem o objetivo de desenvolver práticas integrativas de prevenção e promoção à saúde para as trabalhadoras lotadas na IV Geres.

O projeto da IV Geres utilizará uma metodologia integrativa para a realização de encontros mensais, nos quais serão abordadas temáticas relevantes e práticas de interesse das trabalhadoras. Esses encontros serão pautados pela escuta qualificada das necessidades das participantes, garantindo que as ações sejam direcionadas de acordo com suas demandas reais.

“O principal impacto do projeto será na promoção da saúde de nossas servidoras. Cerca de 65% da equipe da IV Regional de Saúde é composta por mulheres. Com a ampliação do cuidado e do bem-estar no ambiente de trabalho obteremos resultados mais positivos tanto na produtividade, bem como no alcance dos objetivos e metas traçadas.”, afirma Cláudia Agra, gerente da IV Geres

Como principais usuárias do SUS, as mulheres representam 51,1% da população brasileira, contabilizando mais de 108 milhões. O bem-estar da mulher não se limita aos aspectos biológicos. A alimentação, a moradia, o trabalho, o lazer e até o meio ambiente são fatores que refletem na saúde feminina.

A Gerente da IV Gerência Regional de saúde, Cláudia Agra, reflete que a sororidade, conceito que reflete a união entre as mulheres, baseadas na empatia e no companheirismo em busca de objetivos em comum, é o assunto no nome do projeto, dado o destaque do tema nos últimos anos.

“A prática da sororidade na gestão representa trazer o conceito da empatia feminina para o acolhimento das necessidades de saúde das nossas servidoras com um olhar nas linhas de cuidado da saúde da mulher integrado à saúde do trabalhador”, declara.