No último domingo (29/10), foi celebrado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), com o intuito de alertar a população sobre o risco de uma das causas responsáveis pela morte de mais de 85 mil brasileiros em 2023, segundo dados do Ministério da Saúde. O AVC possui dois tipos mais comuns: O AVC isquêmico, que é a obstrução do fluxo sanguíneo, enquanto o outro, o AVC hemorrágico, há o rompimento do vaso, causando um hematoma cerebral.

O Hospital da Restauração, convocou estudantes de Medicina e os profissionais da unidade, na manhã do domingo (29/10), para a entrega de panfletos da campanha em três locais movimentados da cidade - Marco Zero (área central), Jaqueira (Zona Norte) e Segundo Jardim de Boa Viagem (Zona Sul) além da orientação aos pedestres sobre a prevenção do AVC.

Seguindo a premissa de conscientizar sobre os riscos do AVC, o Hospital Eduardo Campos, localizado em Serra Talhada, realizou dois cursos para a equipe multidisciplinar da unidade, com os temas “Modelo Hands on – Como trombolisamos? Abordagem prática, da recepção à trombólise” e “Assistência de Enfermagem no AVC agudo”, nos dias 25/10 e 26/10, respectivamente. Somados os participantes, os cursos contaram com mais de 80 profissionais.

Além desses serviços, o Hospital Belarmino Correia, juntamente com a participação da gerência da XII Gerência Regional de Saúde, e o Hospital Pelópidas Silveira (HPS) referência em Neurologia e Neurocirurgia no Estado, realizarão ao longo da semana palestras educativas e rodas de conversa sobre a lesão neurológica com pacientes e acompanhantes.

Em Pernambuco, a média de mortes por AVC é de 1,5 mil por ano.