A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) foi eleita durante o 23° Encontro Nacional da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública 2023, para compor o grupo condutor da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola).

O Grupo Condutor é composto por dez representantes titulares e cinco suplentes, escolhidos entre os membros participantes da Rede, a partir de critérios de representatividade, das diferentes regiões do país e de engajamento nas atividades da Rede. O mandato de integrantes terá vigência de dois anos, podendo ser renovado por mais um período de vinte e quatro meses.

São atribuições do Grupo de Condução: elaborar, executar e monitorar a agenda da Rede; propor e criar espaços de discussão; intercambiar informações, recursos para socializar e potencializar os atores da Rede; exercitar coletivamente a coordenação da Rede; representar a Rede perante as instâncias nacionais.

Além da ESPPE, representando o Nordeste, também foram eleitas as Escolas de Saúde Pública do Ceará e do Piauí, para representar as demandas da região junto ao Ministério da Saúde/MS. 

Na ocasião, Célia Borges, diretora geral da ESPPE, entregou exemplares dos livros “Caminhos da Política de Gestão do Trabalho e da Gestão da Educação na Saúde para o desenvolvimento do SUS em Pernambuco” e “Formação de Sanitaristas pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco”, obras produzidas pela equipe pedagógica, discentes e docentes da ESPPE. Isabela Pinto, Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/MS,e a outros representantes de Instituições que estiveram presentes no evento receberam os exemplares dos livros. 

Com a retomada das políticas públicas no novo contexto político do País, a participação em espaços de diálogo e de condução de ações coletivas é de suma relevância. Esse Grupo de Condução da RedEscola tem um papel fundamental na e para a pauta da Educação na Saúde como estratégia de fortalecimento do SUS por meio da construção de projetos coletivos, compartilhamentos e difusão de conhecimentos, ressalta a diretora da ESPPE, Célia Borges.

O Encontro Nacional da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública 2023 aconteceu em Brasília, nos dias 22 e 23 de novembro deste ano, e teve como tema: ”Formação em saúde no enfrentamento das desigualdades e na reconstrução democrática do Brasil e do SUS”, e celebrou 15 anos de trajetória da entidade.