O Centro de Estudos e Pesquisa, Sala de Aula e Treinamentos do Hospital da Restauração (HR) passa a funcionar, a partir de agora, em um espaço totalmente requalificado. A inauguração aconteceu nesta quarta-feira (31/01) e reuniu profissionais da instituição, convidados e representantes das empresas parceiras do centro, como o Armazém Coral, Um Telecom e Representa Materiais Cirúrgicos. Foram investidos cerca de R$150 mil na reestruturação completa do espaço, localizado no 9º andar do HR.

Com a reforma, a nova estrutura física do Centro de Estudos passou a contar com uma sala de aula, uma sala de simulação realística, um depósito para os equipamentos do centro e  uma recepção, além de banheiro. Os ambientes estão todos climatizados. A reforma foi possível graças à doação de algumas empresas, como o Armazém Coral, que doou o porcelanato utilizado no piso e no revestimento das paredes; os materiais de pintura e elétricos; e os materiais usados para a construção do banheiro, incluindo a louça e acessórios.

Outra empresa apoiadora do Centro de Estudos e Pesquisa do Hospital da Restauração, importante nesta reestruturação, é a Um Telecom, que fornece conectividade (sem custo) para o centro e é entusiasta no fomento da formação de profissionais, impulsionando a pesquisa científica nas áreas médicas do maior hospital público da Região Nordeste.

“Fazer coisas pelos outros sem saber quem, como e o porquê, é um esforço enorme. Então, quando colocamos essa ideia, de procurar parceiros para essa reestruturação, só encontramos apoio. Estamos aqui hoje para celebrar nossa união, através desse ponto de encontro, que vai melhorar a qualidade de vida de muita gente que receberá atendimento de quem será treinado aqui”, afirmou o diretor do Centro de Estudos, o médico Paulo Thadeu Brainer. Ainda de acordo com ele, especialistas de outros países já estão interessados 

Para o diretor geral do Hospital da Restauração, Petrus Andrade, a reestruturação do Centro de Estudos é um legado importante para a formação de novos profissionais. “O HR é um centro formador de profissionais de várias áreas de saúde para Pernambuco, para o Nordeste, para o Brasil e também para o mundo. Então, a reestruturação do Centro de Estudos garante à população assistência de profissionais mais bem preparados”, afirmou. “Temos de valorizar a ideia de transformar a antiga biblioteca em um centro de estudos que vai ser útil para toda comunidade do hospital, que é um hospital-escola, e que tem a característica de formar grandes médicos da sociedade pernambucana”, completou o superintendente médico do HR, Arnaldo Lemos.

O Centro de Estudos do HR foi fundado em 1976, sete anos após a inauguração do hospital, com o objetivo de promover e coordenar as atividades de caráter científico em grau de aperfeiçoamento, realizado pelos funcionários da área de saúde da instituição. Na prática, o órgão promove reuniões, apresentações e discussões de trabalhos científicos; ministra cursos, realiza conferências e mesas redondas, entre outros eventos.