A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Diretoria Geral de Gestão Participativa (DGGP), realiza o I Workshop “Regulação de acesso, fluxos assistenciais e planejamentos em saúde". O evento acontece de hoje (12) a quinta-feira (14/03), no auditório de uma faculdade situada no Recife.. O Workshop  é voltado para coordenadores e técnicos de planejamento e regulação, atenção à saúde e áreas afins.

Na oportunidade serão abordados temas relacionados à rotina sistemática da regulação dos serviços de saúde do Estado, como por exemplo, a gestão das filas e acesso regulado, com objetivo de atualizar os coordenadores sobre esses processos. De acordo com o diretor geral de Gestão Participativa da SES-PE, Renan Freitas, é importante reunir a equipe para ampliar os debates em torno do fluxo de trabalho da SES-PE.

“O evento é superimportante, pois promove um fluxo de alinhamentos técnicos e visa proporcionar a integração desses atores, focando no acesso a exames, consultas e cirurgias reprimidas da população pernambucana, além de  estimular o processo de planejamento e de monitoramento das regiões”, esclareceu Renan.

Entre os assuntos abordados neste primeiro dia, a gerente de Regulação de Cirurgias Eletivas, Simonelly Vilela, trouxe o tema “Regulação de Cirurgias Eletivas: Gestão das Filas e Acesso Regulado". Na ocasião, ela explicou como funciona o conceito da Gerência de Regulação, a dinâmica das operações de rotina e o trabalho desenvolvido por toda a equipe para garantir uma assistência eficaz.

“É fundamental estimular esse trabalho de aproximar todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres) para o processo de trabalho no nível central. Conhecer a nova equipe que está chegando, os coordenadores e apoiadores é um meio de fortalecer os processos trabalhos, com troca de entraves e dificuldades enfrentadas pelas regionais”, pontuou a gerente.

O Workshop “Regulação de acesso, fluxos assistenciais e planejamentos em saúde" segue até esta quinta-feira (14/03), das 8h às 17h.

Confira a programação:

DIA 1 (12/03/2024)

9h às 9:15 - Abertura

9:15 às 10:15 - Regulação das Cirurgias Eletivas: gestão das filas e acesso regulado (GRCE)

10:15 às 10:30 - Coffee Break

10:30 às 12h - Central de Regulação Ambulatorial: Conceito,

Fluxo e Desafios (GRAMB)

12h às 13:30 Intervalo para o almoço

13:40 às 15h - Notas Fiscais: Fluxo de tramitação na SERS (DGMAGS)

15h às 15:30 - Intervalo

15:40 às 17h - Programação e controle em saúde (DGPCS)

DIA 2 (13/03/2024)