A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou, nesta sexta-feira (19/04), a 1ª Jornada da Saúde Mental Infantojuvenil de Pernambuco. Com a organização da Gerência de Atenção à Saúde Mental (GEASM) da SES-PE, o encontro contou com a participação de representantes de todas as 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres), além de profissionais ligados à rede psicossocial de Pernambuco.

No auditório da Escola de Governo da Administração Pública, no bairro da Conde da Boa Vista, os presentes puderam assistir a palestras ligadas ao tema e, posteriormente, participar das salas de debates e construção de ideias.

"A jornada tem como objetivo aprimorar e potencializar os profissionais que trabalham na rede de atenção de saúde mental infantojuvenil. Esperamos que, assim como o dia de hoje, muito rico em trocas de saberes e aprendizados, nós possamos ao longo do tempo repetir a estratégia que só fortalece o trabalho do Estado na saúde mental infantojuvenil", afirmou a psicóloga Andrea Galindo, coordenadora da Saúde Mental Infantojuvenil de Pernambuco.

Logo após a abertura do evento, o público pôde assistir à palestra "A Produção Social do Sofrimento Psíquico Infantojuvenil na Contemporaneidade", apresentada pela psicóloga Valéria Aguiar. Em seguida, foi aberta a plenária para discussão e aprofundamento sobre o tema.

A parte da tarde foi quase toda dedicada às salas temáticas - chamadas também de salas de diálogo - para reforçar o dia de trocas de aprendizado e informações. Na Sala 1, o tema desenvolvido foi "Ansiedade Infantojuvenil"; na Sala 2, a pauta destacada foi "O Cuidado à Violência Autoprovocada Infantojuvenil"; por fim, na Sala 3, o assunto foi "Caminhos para o Enfrentamento da Judicialização da Saúde Mental Infantojuvenil".