As Secretarias Estaduais de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e Tocantins (SES-TO) se reuniram na manhã desta terça-feira (07/05), com o objetivo de implementar a política LGBT no Estado do Tocantins através da referência no Estado de Pernambuco. A política Estadual de Atenção à Saúde da População LGBT de Pernambuco foi a primeira política estadual a ser instituída no país.

O coordenador da política da estadual de Atenção à Saúde da população LGBT, Luiz Valério, destaca o pioneirismo da SES-PE na discussão e criação de políticas destinadas a pessoas em estado de vulnerabilidade, além de ser modelo para outros estados. “Estamos dando continuidade ao cuidado à população LGBT com nossa expertise enquanto política. A partilha das nossas técnicas, diretrizes e o diálogo adotado no território pernambucano permite que outros estados repliquem a implementação da política”, ressalta Luiz.

O encontro permitiu a explicação dos objetivos da política e o papel exercido na rede estadual de saúde, baseando-se na Política Nacional de Atenção à Saúde da População LGBT. Além disso, as diretrizes e a aplicação da política com a população LGBT foram debatidas conforme as dificuldades do Estado do Tocantins, viabilizando a integração da política através do modelo usado em Pernambuco.

O coordenador do Programa de Diversidade na Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins, Francisco de Assis Neves Neto, explica a movimentação interestadual para o compartilhamento de experiências que auxiliarão no processo da criação da política no seu Estado. “O acolhimento abriu as portas para entender como o sistema é feito no Estado de Pernambuco. Saber discutir a diversidade, além do conhecimento dos serviços, vai permitir dar um olhar de equidade para integrar essa população vulnerável para os serviços de saúde”, destaca Francisco Neto.

A comitiva da SES-TO, ao longo desta semana, irá realizar visitas nos ambulatórios especializados dos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão, além dos ambulatórios LBT, do Hospital da Mulher do Recife, e Trans, no Hospital das Clínicas. 

Política de Atenção à Saúde à População LGBT - A Política Estadual de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, publicada através da Portaria SES/PE Nº 060 de 11 de março de 2015, representa um dos eixos de políticas estratégicas da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE).

A política reafirma os princípios da universalidade, da integralidade, da equidade e a efetiva participação da comunidade, além disso, contempla ações voltadas para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde da  LGBT.