A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) iniciou esta semana (07 e 08/05) o Seminário Integrado de Atualização sobre a Investigação de Surtos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). A atualização dos profissionais visa instrumentalizar aqueles que atuam nas áreas de vigilância em saúde das Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, de forma integrada, com foco na investigação de surtos DTHA e na recente mudança do padrão epidemiológico das Doenças Diarreicas Agudas (DDA) em Pernambuco

A estratégia, organizada pela Gerência de Vigilância de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, da Diretoria Geral de Vigilância Ambiental, irá percorrer nos meses de maio e junho as quatro macrorregiões do estado. Nestes dois dias de evento, 200 representantes dos municípios pertencentes as III e IV macrorregiões (VI, VII, VIII, IX, X, XI Geres) se reuniram nas cidades de Ouricuri e Serra Talhada, no Sertão, para debater sobre o cenário epidemiológico, vigilância de surtos, vigilância sanitária de alimentos e da água de consumo humano com foco na investigação de surto de DTHA.

Em Serra Talhada, a gerente de Vigilância das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da SES-PE, Nara Melo, liderou as conversas dedicadas a um público formado por coordenadores de vigilância epidemiológica, sanitária, Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH), Atenção Primária, laboratórios municipais e gerências regionais de saúde.

De acordo com o diretor geral de Vigilância Ambiental do estado, Eduardo Bezerra, "as doenças diarreicas são mais que um problema de saúde pública. São indicadores de desenvolvimento social e qualidade de vida. Diagnosticar adequadamente este conjunto de doenças é muito importante para apontar vulnerabilidades de pontos diversos da sociedade, como o abastecimento de água, segurança dos alimentos, saneamento básico e outros".

"Esse encontro, em Serra Talhada, bem como o que aconteceu em Ouricuri, foi de suma importância para promover atualização sobre o tema, não somente dos técnicos das regionais de saúde, como também dos profissionais dos municípios que estão na ponta", afirma a gerente da XI Geres, Karla Millene.