Com o objetivo de informatizar o processo de regulação de procedimentos, por meio do instrumento de registro de Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), nas manhãs destas quinta (06/07) e sexta-feiras (07/06), implementou o sistema de regulação de APAC, nas unidades Oftalmo PE, em Garanhuns, e IMEPE, em Olinda. Os dois serviços têm credenciamento ativo junto à Secretaria.

A secretaria executiva de Regulação em Saúde (SERS) implementou o sistema APAC para dar apoio na regulação, nas autorizações, no controle e no faturamento de forma informatizada. São utilizados perfis distintos para cada etapa do processo, que se inicia com a regulação do acesso por meio da equipe de apoiadores, segue para a autorização e, por fim, é finalizado com a auditoria médica.

“Vai trazer celeridade e otimização na sistemática", destaca a gerente de Regulação de Cirurgias Eletivas, Simonelly Vilela, com relação ao novo sistema e a melhoria no processo de trabalho, com relação aos procedimentos de alto custo. “O sistema vai fornecer maior segurança, controle e eficiência de avaliação de todas as etapas envolvidas, desde as solicitações até o processamento", ressalta Simonelly.

“Com essa parceria e aplicação do sistema na nossa unidade, buscando a informatização, mais rápidas serão as autorizações, e mais procedimentos faremos para que mais pessoas sejam beneficiadas com o serviço”, destaca o administrador geral da Clínica Oftalmológica IMEPE, Thalisson Montenegro.