Médicos e enfermeiros dos 20 municípios que integram a II Gerência Regional de Saúde (Geres) foram capacitados, nesta terça-feira (18/06), em Limoeiro, sobre o manejo clínico da esquistossomose no âmbito da Atenção Primária à Saúde. O treinamento, promovido pela II Geres em parceria com a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (Sevsap), tem o objetivo de aperfeiçoar o diagnóstico da doença e o tratamento precoce.

Na ocasião, os participantes puderam debater casos clínicos e dividir experiências a partir de atendimentos já realizados. O encontro contou com a condução e as explanações da coordenadora estadual de Vigilância, Mariana Nascimento, e das médicas Ana Lúcia Coutinho e Iris Campos, do Ambulatório de referência do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE).

A oficina teve na programação, inicialmente, a apresentação das diretrizes técnicas da esquistossomose e a operacionalização da doença na Atenção Primária com ênfase nos municípios endêmicos. Num segundo momento, a abordagem dos palestrantes focou no tratamento com a oportunidade de esclarecimentos de dúvidas e relatos de casos vivenciados pelos profissionais municipais.