Durante o mês de julho, os preceptores de Residência e Estágio do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Recife, vão passar por capacitação pedagógica. A programação, que iniciou nesta quarta-feira (10/07), contempla quatro encontros e tem o objetivo de trabalhar o planejamento estratégico de ações dos profissionais da unidade de saúde. O treinamento é promovido pela Superintendência da Gestão de Trabalho e Educação na Saúde (SUGTES), o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e o Programa de Residência em Enfermagem.

A capacitação conta com a condução da professora Maria da Penha Carlos de Sá, mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com atuação na área de Educação em Saúde. “Nosso intuito é proporcionar um processo de ensino e aprendizagem eficiente e com rigor didático para todos que utilizam o cenário de prática do Sistema Único de Saúde para sua formação, principalmente residentes e estagiários”, destaca a coordenadora da Residência em Enfermagem do HGV, Cristiane Santos.

Os próximos encontros com os preceptores vão ocorrer nos dias 17, 24 e 31 de julho, no Auditório Rute, sede da unidade hospitalar. “Esse momento de aprendizado e educação permanente para os funcionários do hospital consolida a seriedade e o compromisso na qualificação da formação através do SUS, visto que temos diversas formações no hospital que contemplam as mais variadas formações da saúde”, ressalta a superintendente de Gestão do Trabalho, Fernanda Tavares.

Residências do HGV – O Hospital Getúlio Vargas, localizado na Zona Oeste do Recife, possui, atualmente, 16 programas de residência, sendo 12 programas de Residência Médica, um programa de atuação Multiprofissional, dois de Enfermagem e um na área de Cirurgia Bucomaxilofacial. Em 2024, a unidade recebeu mais de 50 novos residentes.