O Hospital Getúlio Vargas (HGV) esteve representado, nesta semana, no VII Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisas (Encep), que ocorreu em Brasília (DF). Durante o evento, a unidade hospitalar apresentou três trabalhos abordando experiências exitosas da atuação do Comitê de Ética em Pesquisa, que incluíram temáticas sobre a importância do conhecimento em bioética para a implantação e funcionamento de um comitê de ética e a relevância do acolhimento de membros que integram o comitê.

A coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do HGV, Maria Emília dos Santos, comenta que o encontro é um momento exitoso que fortalece as pesquisas. “Esse evento serve de fortalecimento da bioética em pesquisas e na interação entre movimentos sociais, assistência à saúde e pesquisas no Brasil. Nós funcionamos no hospital como forma de desenvolver pesquisas sobre assuntos diversos, exercendo e contribuindo para o desenvolvimento científico. É motivo de grande satisfação para todos nós integrar esse evento”, pontua.

Os trabalhos apresentados no Encontro Nacional também tiveram autoria de outros membros do comitê de ética em pesquisa do Hospital Getúlio Vargas, sendo eles Elizabeth Klaus, Helga Muniz, Carina Tabosa e Carlos Freitas. “O comitê de ética hospitalar funciona no monitoramento e revisão da produção de material científico feito por estudos na unidade, assim como contribui na proteção aos participantes de pesquisas, sobretudo focando na qualidade e nos preceitos éticos para a segurança do paciente e dos servidores, então é de grande importância estar presente em ocasiões que tratem do assunto”, ressalta a diretora-geral do HGV, Thaís Almeida.