A Secretaria Estadual de Saúde (SES) reuniu, na manhã desta terça-feira (08/02), representantes de 50 entidades para apresentar o Plano de Contingência da Dengue, lançado na última semana. As entidades compõem o Comitê Estadual de Mobilização Social para o Controle da Dengue, criado pelo governador Eduardo Campos com o intuito de chamar a atenção de instituições de ensino, organizações da sociedade civil e não governamentais, entre outras, para auxiliar nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que provocou um aumento de 585,67% das notificações da doença em 2010.

“É atribuição do poder público tratar desse assunto, mas sem a participação da sociedade civil é impossível controlar a dengue”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. Segundo o secretário, cerca de 90% dos focos do mosquito são intra-domiciliares, sendo importante o apoio da população na fiscalização de possíveis criadouros e no atendimento dos agentes de endemias que visitam as casas.

Durante o encontro, o secretário-executivo de Vigilância em Saúde, Eronildo Felisberto, apresentou o Plano aos presentes e afirmou que os casos notificados neste ano, apesar de 30% acima do notificado em 2010, estão dentro de uma situação considerada normal. “Isso também pode significar que os municípios estão mais atentos nas notificações”, pontuou Felisberto. Mesmo assim, ele atenta que o Estado precisa realizar “ações rápidas e oportunas”, principalmente nos 61 municípios considerados prioritários no Plano.

SUGESTÕES – Os representantes das entidades participantes do Comitê fizeram questão de se apresentar e sugerir possibilidades de parceria. O Grande Recife Consórcio de Transporte, por exemplo, já está atuando juntamente com a SES. Desde esta terça, e com duração de dez dias, os 3,2 mil ônibus da região Metropolitana do Recife (RMR) trazem afixado cartazes da campanha, que devem ser vistos, diariamente, por mais de 1,8 milhão de passageiros. “Também podemos disponibilizar nossos terminais de integração para eventos da Secretaria”, sugeriu a gerente de Marketing do Grande Recife, Márcia Medeiros.

Outro parceiro será os Correios, que disponibilizarão seus carteiros para distribuição de panfletos. “Não vamos apenas fazer parte do plano, vamos participar ativamente. Essa campanha tem como objetivo principal preservar vidas, então vamos orientar a população para evitar a propagação do mosquito”, disse o diretor regional dos Correios em Pernambuco, Pedro Mota.

PLANO – Para evitar a alta incidência da doença, a SES prevê a capacitação de 870 profissionais de saúde sobre manejo clínico dos pacientes e para onde encaminhar os doentes. Os profissionais também deverão notificar mais rápido os casos suspeitos, respeitando um prazo máximo de até 24 horas para os pacientes em estado grave ou óbitos. Outros 1.148 profissionais do Programa Saúde da Família e 1.212 agentes comunitários de saúde (ACSs) também serão capacitados.

Haverá, também, a descentralização do diagnóstico dos casos, antes feitos apenas pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), em Recife, para Caruaru, Palmares, Limoeiro, Salgueiro, Afogados da Ingazeira e Petrolina; reforço no número de leitos; contratação de 50 agentes de endemias para auxiliar os 61 municípios prioritários; e campanha de comunicação para esclarecer dúvidas e repassar mais informações à população.

DADOS 2011 – Até o dia 29/01, foram notificados 897 casos de dengue distribuídos em 71 municípios, representando um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2010, que notificou 690 casos. Os dez municípios que mais notificaram foram: Afogados da Ingazeira (159), Serrita (62), Caruaru (60), Petrolina (48), Ipojuca (45), Tabira (39), Salgueiro (32), Goiana (27), Aliança (25) e Recife (25). Esses representam 58,19% do total das notificações do Estado. Até o momento, há cinco casos suspeitos de dengue hemorrágica, contra dez no mesmo período de 2010. Há dois casos suspeitos de óbitos em 2011, ambos em investigação.

DADOS 2010 – Foram notificados 57.362 casos de dengue distribuídos em 185 municípios, representando um aumento de 585,73% em relação ao mesmo período de 2009, que notificou 8.365 casos, confirmando 1.787 destes. Os municípios com os maiores números de notificações foram: Recife (14.546), Caruaru (6.223), Jaboatão dos Guararapes (4.516), Olinda (2.377), Salgueiro (2.075), Paulista (2.073), Petrolina (2.060), Cabo de Santo Agostinho (2.019), Moreno (1.011) e Vitória (917). Estes representam 65,92% dos casos notificados no Estado. Já em relação aos casos de dengue hemorrágica, foram 424 casos suspeitos e 150 confirmados. Ainda foram notificados 76 óbitos suspeitos de dengue, sendo 36 descartados, 20 confirmados e 20 em investigação.