A rede de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) recebeu sua última emergência, a UPA do Ibura, no final da tarde de hoje (03/03). “Não há diferença no padrão de qualidade das UPAs em comparação com qualquer hospital privado. E essas unidades evitam que pessoas padeçam nas filas dos grandes hospitais, já que eles têm que priorizar os pacientes mais graves”, destacou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, durantes a solenidade de inauguração.

O secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, lembrou que, somando todas as unidades, “são realizados cerca de 210 mil atendimentos por mês. Isso é feito com um investimento mensal de R$ 14 milhões. Com mais essa UPA, o número de emergências de baixa e média complexidade dobrou na cidade do Recife”. O município recebeu cinco das 14 inauguradas, nos bairros de Casa Amarela, Caxangá, Torrões, Imbiribeira e Ibura. Diariamente, as 14 UPAs podem atender até 7 mil pessoas, agilizando a resolutividade dos casos e desafogando as grandes emergências do Estado.

Localizada na Rua Vale do Itajaí, S/N, no bairro do Ibura, a unidade beneficiará mais de 300 mil pessoas dos bairros próximos, como Barro, Cohab, Ibura, Jordão, Marcos Freire, Muribeca e Sucupira. Nos casos de alta complexidade, A UPA encaminhará os pacientes para os hospitais Jaboatão-Prazeres e Otávio de Freitas.

Cerca de R$ 10 milhões garantem os atendimentos

A estrutura física conta com sete consultórios, 18 leitos de enfermaria (sendo quatro destinados à estabilização dos doentes graves), sala de raios X e nebulização. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 6 milhões para construção e compra dos equipamentos. A unidade funcionará 24 horas por dia, atendendo nas especialidades de clínica médica, pediatria e traumato-ortopedia.

A UPA será administrada pelo Hospital Tricentenário, que receberá, anualmente, R$ 10,3 milhões para gerir toda a estrutura física, manutenção dos equipamentos e os recursos humanos, formado por 230 funcionários.

UPAs atuam integradas à Rede Hospitalar do Estado

As Unidades de Pronto Atendimento prestam os primeiros socorros para os casos mais simples, mas também encaminham os pacientes graves aos hospitais mais próximos. As UPAs de Barra de Jangada, Engenho Velho e Cabo de Santo Agostinho, integrantes do cinturão de assistência Sul, referenciam pacientes para o Hospital Metropolitano Sul Dom Helder.

As UPAS de Olinda, Paulista e Igarassu integram o cinturão Norte, e referenciam pacientes para o Hospital Metropolitano Miguel Arraes. Já as unidades inauguradas em São Lourenço, Curado e Torrões integram o eixo Oeste, juntamente com o Hospital Pelópidas Silveira, com previsão de inauguração no segundo semestre.

Há também as unidades da Imbiribeira, Nova Descoberta e Caxangá, que dão apoio aos grandes hospitais do Estado na Região Metropolitana (RMR), e a de Caruaru, a primeira do interior, que dá sustentação ao Hospital Regional do Agreste (HRA).

Homenagem à pediatra brasileira

A UPA do Ibura leva o nome da Pediatra Zilda Arns, em homenagem à sanitarista que fundou a Pastoral da Criança, em 1983. A instituição, vinculada à Conferência Nacional dos Bipos do Brasil (CNBB), leva informações e solidariedade nas áreas de saúde, nutrição, educação e cidadania para comunidades pobres brasileiras. Zilda faleceu em 2010, durante missão humanitária em Porto Príncipe, no Haiti.