A Secretaria Estadual de Saúde registrou, das 7h de ontem (sábado 05/03) às 7h de hoje (domingo 06/03), 1.257 atendimentos nas principais emergências do Grande Recife. Deste total, 142 pessoas necessitaram de cirurgias. Não foram registrados óbitos, nas grandes emergências da RMR, relacionados ao Carnaval.

“A avaliação do primeiro dia de carnaval é bastante positiva. Não houve óbitos relacionados às festas nas emergências da Região Metropolitana do Recife. No mesmo dia no ano passado, apenas nos grandes hospitais da capital, foram registradas 5 mortes em consequência da folia. Isto mostra que, além de os hospitais estarem salvando vidas,  a população tem se conscientizado mais e as campanhas de prevenção têm surtido efeito”, afirmou a assessora especial da Secretaria-Executiva de Atenção à Saúde da SES, Ivette Buril

Com relação aos plantões, o esquema de reforço montado pela Secretaria Estadual de Saúde possibilitou um atendimento mais ágil e eficiente na rede hospitalar. Para este Carnaval, a população está contando com uma rede de saúde ampliada, com a inauguração de 11 UPAs (havia três unidades em 2010), do Hospital Dom Helder, da emergência clínica do HR e de 200 novos leitos no Otávio de Freitas.

“Nós observamos que as UPAs estão cumprindo bem o seu papel dentro da rede. Atenderam mais de 3 mil pacientes neste sábado e isso teve reflexo imediato dentro dos grandes hospitais, que atenderam um volume menor de pacientes, se comparado ao ano passado. Isto reforça o papel destas unidades na descentralização dos serviços de saúde e demonstra o alto grau de integração e resolutividade de todo o sistema. Ao mesmo tempo, os grandes hospitais realizaram mais procedimentos de alta complexidade, ou seja, os pacientes atendidos nas grandes emergências tinham o perfil de atendimento para isso”, disse Ivette Buril.

JABOATÃO - Os destaques em volume de atendimento foram unidades da rede integrada da área sul da RMR, especialmente por conta das festas no município de Jaboatão. Supera até mesmo a quantidade de atendimento nas áreas central e norte da RMR, onde ocorrem, respectivamente, as festas do Recife e Olinda. Dos hospitais, o Otávio de Freitas foi o que mais realizou atendimentos no período das 19h da sexta (04/03) até 7h de domingo (06/03), recebendo 416 pacientes, sendo que 60 passaram por cirurgias. Em seguida, vem o Hospital Jaboatão-Prazeres, com 371 atendimentos, da noite da sexta até a manhã do domingo. Das 14 UPAs, as com maior volume de atendimento, no mesmo período, foram Imbiribeira (738 pacientes em 36 horas), São Lourenço da Mata (646), Barra de Jangada (591), Paulista (535) e Olinda (442).                  

Reforço no atendimento

19 hospitais da rede pública tiveram seus plantões reforçados neste carnaval. 2.866 profissionais de saúde se somam ao quadro normal das unidades das 7h do último sábado (05/03) até às 19h da quarta-feira de cinzas para ampliar e agilizar o atendimento de urgência e emergência à população. O investimento da SES foi de mais de R$ 1,4 milhão na contratação de plantonistas para o período.

Dos plantões extras, 432 são médicos, 625 possuem nível superior (enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, dentistas, psicólogos, farmacêuticos), 1.148 são de nível médio (técnicos de enfermagem, radiologia e laboratório) e 101 têm nível elementar (manutenção, maqueiros e serviços gerais).

Sangue

Durante todo o Carnaval, exceto no domingo, o Hemope estará aberto para captação de sangue. As doações podem ser realizadas, das 7h15 às 18h30, no Hemocentro Recife (rua Joaquim Nabuco, 171, Graças). No sábado, até às 11h, 92 pessoas compareceram ao Hemope e 73 puderam fazer a doação.

Balanço -