Atendimento e instalações adequadas para pessoas com deficiência. É isso que os usuários do Hospital João Murilo, situado no município de Vitória de Santo Antão, a 42 km do Recife, encontraram desde o dia 22/12, quando foi inaugurado o Serviço de Reabilitação Física.

As melhorias seguiram a Portaria n° 818 do Ministério da Saúde (MS), que prevê a organização e implantação de uma rede estadual de assistência à pessoa portadora de deficiência física. “Este é o primeiro dos 17 núcleos que serão inaugurados nesses moldes em Pernambuco”, diz Silda Villar, da Unidade de Apoio à Saúde de Pessoas com Deficiência (UASPD/SES), setor responsável pelo desenvolvimento da rede no estado.

 

A unidade, que já prestava atendimento voltado a pacientes com deficiência, agora conta com um espaço otimizado para esse serviço. Todo o ambiente de fisioterapia foi modificado para atender as normas do MS, além da adequação de um banheiro e a criação de outro, tudo voltado às necessidades desses usuários.

O hospital também recebeu 37 equipamentos, somando um total de mais de R$ 22 mil reais, com recursos oriundos de um convênio entre a SES e o MS. “Este serviço irá beneficiar o atendimento fisioterápico às pessoas com deficiência física da comunidade local e municípios circunvizinhos”, lembra Silda.

Entre os novos equipamentos estão barras paralelas, ultra-som contínuo e pulsátil, cadeiras de rodas, escada de canto e andador infantil. O Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR), é um dos poucos hospitais que já prestam esse atendimento em Pernambuco, por isso foi também incluído na lista das 16 próximas unidades que serão adaptadas para integrar a rede estadual e irá oferecer atendimento de alta-complexidade a pacientes com deficiência.

O Núcleo de Reabilitação Física deve comportar aproximadamente 80 atendimentos por mês e conta com profissionais médicos, fisioterapeutas e assistentes sociais. Além de Silda Villar, que representará Wallace Braz, gerente do UASPD, estará presente na solenidade de inauguração o gerente geral de Monitoramento e Modernização da Assistência à Saúde, Tadeu Grando.