A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoveu, na noite desta quarta-feira (11/05), o acolhimento dos estagiários concursados de medicina. A solenidade foi realizada no auditório do Hospital da Restauração (HR) e contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. Ao todo, 161 alunos de medicina, aprovados no concurso realizado no último mês de março, receberam as boas-vindas.

"Desde que assumi a Secretaria Estadual de Saúde, tive a oportunidade de entregar hospitais, UPAs e outros grandes investimentos. Porém, considero este o mais importante evento, pois estamos retomando a seleção de acadêmicos por concurso, o que não ocorria há muitos anos. Todos vocês terão uma grande experiência profissional e também de vida", disse o secretário, diante do auditório lotado.

O evento contou também com a presença de representantes do Cremepe, Simepe, AMPE; e das instituições de graduação UPE, UFPE, Univasf, FPS/Imip. Ainda marcaram presença na solenidade, os diretores dos cinco hospitais onde esses estudantes irão atuar, além de seus gerentes médicos, coordenadores de ensino e preceptores (supervisores de estágio).  O anfitrião da cerimônia, o diretor geral do HR, Miguel Arcanjo, ressaltou que os acadêmicos que atuarem na unidade terão condições de aprender em uma unidade de referência em trauma e que vive, hoje, um novo momento em sua história, com atendimento e sem pacientes nos corredores. Antes do encerramento, a diretora geral de Educação em Saúde da SES, Maria Emília Higino, conduziu uma mesa de trabalho.

Os estudantes estão cursando entre o 7º e 10º período de medicina e irão estagiar no Hospital da Restauração (42), Agamenon Magalhães (42), Barão de Lucena (28), Otávio de Freitas (28) e Getúlio Vargas (21). As 161 vagas contemplam as especialidades de emergência geral, pediátrica, obstétrica, cardiológica, além do Centro de Assistência Toxicológica do HR (Ceatox). O contrato é de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período. Os alunos receberão uma bolsa de R$ 250, além de auxílio transporte de R$ 77.