Pernambuco conta agora com mais uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumato-Ortopedia credenciada pelo Ministério da Saúde (MS). Trata-se do Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA), localizado em Paulista.

O credenciamento foi realizado através da Portaria nº 1089 do MS, que estabeleceu, ainda, recurso anual, a ser incorporado ao Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade do Estado, no valor de 536 mil, destinados ao custeio do HMA. Com o credenciamento, os procedimentos mais complexos realizados na unidade, como artroplastias, artroscopias, transposição de tendão e tratamento de fraturas transtroncantéricas, passam a ser custeados, também, pelo Governo Federal, e não só pela Secretaria Estadual de Saúde, que vinha assumindo todos os custos para não prejudicar o atendimento à população.

“Agora os procedimentos de alta complexidade que já vinham sendo realizados no setor de traumato-ortopedia do HMA passam a receber recursos importantes do Ministério da Saúde. Com isso nós vamos reforçar o atendimento e a população da RMR Norte vai poder contar com uma assistência ainda mais eficiente”, afirmou a diretora médica do HMA, Amélia Lyra.

O Estado contava com sete unidades credenciadas como de Assistência de Alta Complexidade em Traumato-Ortopedia pelo Sistema Único de Saúde (SUS): o Hospital da Restauração (HR), Otávio de Freitas (HOF), Regional do Agreste (HRA), Hospital das Clínicas (HC), IMIP, Casa de Saúde Perpétuo Socorro, em Garanhuns, e o Hospital de Urgência e Trauma de Petrolina. Já o Getúlio Vargas (HGV) é credenciado como Centro de Referência em Traumato-Ortopedia.

Dados – De janeiro a abril deste ano, o Hospital Miguel Arraes registrou um aumento de 18% no número de cirurgias de traumato-ortopedia. Nos quatro primeiros meses de 2010, a unidade realizou 1.230 procedimentos deste tipo, no mesmo período de 2011 foram 1.451. 

Gerido dentro de um novo modelo, com pacientes referenciados, maior produtividade e voltado, essencialmente, para os pacientes graves, como vítimas de acidentes de trânsito, violência e grandes traumas, nas especialidades de traumato-ortopedia, cirurgia geral e clínica medica, o HMA é referência no atendimento para mais de um milhão de pessoas que moram na Região Metropolitana Norte do Recife. A unidade foi inaugurada pelo Governador Eduardo Campos em dezembro de 2009, como símbolo da construção de uma nova saúde para o povo pernambucano, e é administrada pela Fundação Professor Martiniano Fernandes – IMIP Hospitalar.