Foi aberto, na manhã deste sábado (09/07), o XXVII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que reúne em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os mais diversos segmentos do SUS. Até a próxima terça-feira (12/07), gestores, trabalhadores e usuários do maior sistema público de saúde do mundo trocam experiências bem-sucedidas e debatem propostas para ampliar e qualificar os serviços oferecidos à população, que chega a mais de 70% dos brasileiros. Algumas das melhores experiências de Pernambuco estão expostas no estande da SES, projetado e montado pela Superintendência de Comunicação.

No espaço, de 24 metros quadrados, estão sendo expostos, em painéis, os hospitais metropolitanos e 14 UPAS construídas no governo Eduardo Campos, os números do programa Mãe Coruja, um gráfico com a evolução de recursos próprios do Estado investidos em saúde (de 2002 até 2010) e ainda entregues folders e materiais das diversas áreas, como Balanço de Gestão (2007/2010), Dengue, DSTs (com preservativos disponíveis para os visitantes), Ouvidoria, Qualivida e Saúde da Mulher.

Para tornar o espaço mais agradável e visualmente interessante, os painéis de saúde foram alternados com paisagens turísticas e bens culturais do Estado. “Todos os painéis foram plotados (colados) às paredes do estande, deixando um visual mais limpo e ganhando mais área", explica Thiago Nunes, superintendente de Comunicação da SES. Num telão, são passados vídeos de ações recentes realizadas pela SES. Há ainda a sala VIP, um espaço reservado, com acesso à internet (sem fio) para reuniões e despachos dos gestores presentes ao evento.  De brinde para os visitantes, garrafinhas, camisas e canetas padronizadas da SES-PE e comidas típicas, como bolo de rolo, nego-bom, cocada e paçoca. Da equipe da SES, o projeto visual do espaço foi do designer Cláudio Bastos e a produção e montagem foi de Thiago Nunes, Mellynna Mohana e Miva Filho.