A Secretaria Estadual de Saúde motivou, no primeiro semestre de 2011, 4.018 matérias veiculadas em jornais, rádios e TVs de Pernambuco. Dessas, 1.964 (49%) foram positivas, ressaltando avanços na gestão, programas e abertura de serviços; 1.225 foram neutras, em que a secretaria foi apenas citada, e 829 (21%) se enquadraram em notícias negativas, por relatar denúncias e reclamações.

Segundo levantamento feito pela Superintendência de Comunicação, de janeiro a junho de 2011, 2.880 notícias publicadas em rádios, 726 nas emissoras de TV e 412 nos jornais impressos. Das notícias de rádio, 1.368 (47%) foram positivas e 632 (22%), negativas. Outras 880 (31%) foram neutras. Das matérias de TV, 339 (47%) foram positivas, 271 ( 37%) foram neutras e 116 (16%), negativas. Entre as 412 notícias e notas impressas, houve 257 (62%) positivas, 81 (20%) negativas e 74 (18%) neutras.

O balanço levou em consideração os três maiores jornais, as 14 TVs (e suas afiliadas no Interior) da rede aberta e 50 rádios da cadeia de radiodifusão de Pernambuco. “As notícias positivas, no primeiro semestre, são o dobro em relação às negativas, o que representa bem um período de grande produção de ações pela secretaria e unidades vinculadas, assim como a cobertura desses fatos por parte mídia. De todos os veículos, as rádios ainda representam o maior desafio para a imagem externa da secretaria, porque, durante toda a programação, os apresentadores dão espaço a ouvintes que fazem queixas sem se identificar, sem dar detalhes da sua situação ou com o único objetivo de atingir a administração de um serviço. Em TV e jornal, há um filtro maior porque esses veículos fotografam ou filmam a fonte da noticia”, explica o superintendente de Comunicação, Thiago Nunes.

Das TVs, a Rede Globo foi a que mais retratou positivamente a SES. Foram 109 matérias positivas (totalizando 5h33 de transmissão) e apenas 12 (somando 49 minutos de exibição) criticaram os serviços de saúde gerenciados pela SES. Entre as rádios, a Rádio Jornal (780 AM) foi a que deu maior destaque às boas ações da SES, retratada positivamente em 298 notícias (totalizando 9 horas de difusão) e negativamente em 143 (3 horas). Considerando os jornais, o Jornal do Commercio foi o que publicou maior número de matérias e notas positivas – 119 contra 51 negativas. “tivemos os melhores indicadores justamente nos veículos de maior audiência ou tiragem no Estado, o que é fundamental na formação da opinião pública”, avalia Thiago.

Entre os assuntos com bom percentual de mídia positiva em 2011 estão as campanhas contra a dengue e pelas doações de órgãos e de sangue, Sanar, ações de saúde no Carnaval, seleção pública para os gerentes de Geres, Vacinação, Vigilância Sanitária, HR e o programa Saúde em Casa/Agamenon Magalhães.