O secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, recebeu a visita do presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Pernambuco (SAEPE), Airton Ayres, na manhã de hoje (28/07), no gabinete da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Em pauta, a ampliação da mão de obra médica na área da anestesia. O presidente da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Pernambuco (Coopanest), José Antônio Netto, também participou da discussão.

Atualmente, o Estado conta com um total de 53 residentes dessa especialidade, distribuídos nos três anos da especialização. Eles atuam no Hospital da Restauração (09), Hospital das Clínicas (11), Hospital Getúlio Vargas (09), Imip (18) e Oswaldo Cruz (06). O objetivo é triplicar esse número, ampliando a oferta desse profissional em todo o estado de Pernambuco.

Até 2009, 12 novas vagas eram abertas para residentes de anestesiologia por ano. A partir do ano seguinte, esse número foi ampliado para 15, por meio de processo seletivo autorizado pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Na próxima quinta-feira (04/08), o secretário fará uma reunião com o secretário-executivo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Fernando Menezes, e da diretora de Educação em Saúde, Maria Emília, para estudar como pode ser feita a ampliação desse número de residentes.

O secretário ainda pretende conversar com representantes da Sociedade de Pediatria para discutir a ampliação de vagas na residência médica e, assim, aumentar o número de profissionais também nessa especialidade.