A Estação Central do Metrô Recife recebeu, na manhã de hoje (01/08), a abertura da Semana Mundial de Amamentação, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde. O evento contou com a participação de grupos culturais e ações educativas. Usuários do metrô que passaram pelo local receberam folhetos informativos e esclareceram dúvidas sobre a importância do aleitamento materno.

Os passageiros puderam conferir ainda apresentações do Grupo de Maracatu do curso de enfermagem da UPE e violinistas da Creche Nossa Senhora dos Remédios. Também a participação dos atores da Companhia do Riso que utilizaram o humor para ilustrar o e reforçar a importância do ato de amamentar.

Segundo a gerente de Atenção à Saúde da Criança, Alessandra Fam, os eventos de divulgação sobre aleitamento sempre apresentam uma resposta muito positiva do público e relembra que “a amamentação é a estratégia mais forte para o combate à mortalidade infantil”. Ela também ressalta que a comunicação é o tema principal da campanha mundial de amamentação desse ano e é fundamental para incentivar esse ato.

Algumas mães que estiveram no metrô também falaram sobre a importância do leite materno. “O aleitamento é importante porque protege a criança contra várias doenças”, declarou a doméstica Ana Maria de França.  Além de ser um alimento completo, a estudante Fernanda Oliveira, mãe de Rebeca de apenas 23 dias, explicou que amamentar é um ato de carinho porque deixa a filha mais calma e a criança se sente acolhida pela mãe. (Para ver outras fotos da ação na Estação Central do Metrô Recife, clique aqui)

A celebração continua durante toda a semana com várias atividades nos hospitais da cidade. Confira:

Na quarta-feira (03/08), às 8h30, no auditório da SES, no Bongi, haverá a entrega do selo de certificação aos hospitais Amigo da Criança. Em Pernambuco, são nove unidades de saúde que seguem dez medidas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a capacitação de toda equipe médica e de apoio, informar às gestantes sobre os benefícios da amamentação e a prática de alojamento conjunto, para que as mães e bebês permaneçam juntos.

Vão receber o selo: Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), Imip, Hospital das Clínicas (HC), Maternidade Barros Lima, Maternidade do Ibura, Hospital Jesus Nazareno (Caruaru), Hospital Dom Malan (Petrolina) e Hospital e Maternidade Santa Maria (Araripina).

Às 9h, também no auditório da SES, a jornalista e apresentadora de rádio e TV do Sistema Jornal do Commercio Graça Araújo fará uma palestra. Convidada pela Superintendência de Comunicação, ela falará sobre o tema mídia e prestação de serviço na saúde, com enfoque no aleitamento materno. Jornalista com o título de Amiga da Criança, ela já fez parceria com a SES em treinamentos de mídia para gestores da saúde.

DOAÇÃO – Uma das unidades credenciadas com o selo Amigo da Criança, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) promove, durante toda a semana, campanha para estimular as mães a doarem o leite que produzem em excesso, para abastecer o estoque do Banco de Leite do local. De acordo com a legislação, a doadora deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente.

Segundo a coordenadora de Aleitamento Materno do HAM, Dulcinete Pinheiro, as mães podem entrar em contato com o hospital pelo número (81) 3184.1690 e programar a doação. A equipe do HAM informa os procedimentos necessários para manter o leite saudável e, após a entrega, analisa e pasteuriza o material, evitando as chances de infecção, sem comprometer as qualidades nutricionais.

“Esse alimento possui anticorpos e fatores de proteção contra doenças que ajudam no crescimento dos bebês prematuros e os de baixo peso”, pontua Dulcinete Pinheiro.

Além do HAM, outras unidades pernambucanas também recebem doação de leites: Hospital Barão de Lucena (HBL), Imip, Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), Hospital das Clínicas (HC), Maternidades Barros Lima e Bandeira Filho, Hospital Jesus Nazareno (Caruaru), Hospital Ruy de Barros Correia (Arcoverde) e Hospital Dom Malan (Petrolina).

HAM – Capacitações e homenagens também estão inclusas na Semana da Amamentação do Hospital Agamenon Magalhães. Na terça-feira (02/08), às 9h, haverá uma homenagem à pediatra Sônia Bechara, fundadora do Banco de Leite do local, que passará a ser chamado com o nome da pediatra.  Na quinta-feira (04/08), é a vez do curso de aleitamento materno para os profissionais não-clínicos da maternidade, como seguranças, maqueiros e a equipe do administrativo. Fecha a programação, na sexta-feira (05/08), às 10h, uma festa com as mães no auditório da unidade, com apresentações musicais e teatrais, além da entrega de brindes. Durante toda a semana, ainda serão exibidos vídeos educativos sobre amamentação para mães e acompanhantes.

HBL – A semana da Amamentação do Hospital Barão de Lucena começa na terça-feira (02/08), no auditório da unidade, com abertura e palestra sobre a importância de ser hospital amigo da criança na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Já na quarta-feira (03/08) haverá apresentação sobre o banco de leite humano do HBL. Na quinta-feira (04/08) no hall do 5º andar do HBL haverá uma roda de conversa de nutrizes e profissionais. A programação do hospital encerra na sexta-feira (05/08)  com feira de aleitamento materno, doação de leite preparo para amamentação e orientações nutricionais para as gestantes.