A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que a 2º etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite segue até o dia 31 de agosto. Desde o Dia D, no último sábado (13/08), foram imunizadas 410.915 crianças (59,04%) menores de 5 anos, de um total de 696.028 (Atualizado na segunda-feira). A meta do Ministério da Saúde (MS) é atingir, pelo menos, 95% do público alvo.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI), Ana Catarina de Melo, reforça que todas as crianças menores de 5 anos devem tomar a vacina, mesmo as que participaram da 1º fase da campanha. No primeiro momento, Pernambuco foi o estado brasileiro que mais vacinou, com 726.040 meninos e meninos imunizados (104,31%).

“A poliomielite está erradicada do Brasil desde 1989. Mesmo assim, é preciso manter a doença fora de circulação e evitar que as crianças tenham algum problema de saúde por não terem o calendário vacinal feito corretamente”, destaca a coordenadora.

Duas gotas – Em geral, a vacina contra a poliomielite não possui contra-indicação. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de se vacinarem. Também não é recomendado vacinar crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e Aids ou de outras doenças e ou tratamentos que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo) e anafilaxia (reação alérgica severa) a dose anterior das vacinas.