Hoje (09/09), às 14h, o Hospital Jaboatão Prazeres inaugura o novo espaço do Núcleo de Epidemiologia (NEPI). O local recebeu um investimento de cerca de R$ 75 mil para que fosse realizada uma ampliação de 50m². “Essa readequação vai conferir uma maior segurança ao serviço, que ajuda a determinar quais políticas de saúde devem ser implantadas no município e regiões próximas”, destacou o diretor do hospital, Denis Camarinha.
 
O novo espaço conta com três salas, uma para cada serviço de vigilância desenvolvido no hospital: Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar (CVEH), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Comissão Hospitalar de Notificação e Investigação de Óbito (CHNIO). Antes, todas essas investigações dividiam o mesmo espaço. O NEPI também conta agora com uma sala de reuniões exclusiva.
 
O Jaboatão-Prazeres é referência para a investigação das Doenças de Notificação Compulsória em Jaboatão dos Guararapes, a exemplo da Dengue. E também atua como unidade sentinela para Acidentes de Trânsito Terrestre e para Acidentes de Trabalho. O NEPI também é responsável pela investigação dos Óbitos e Nascidos Vivos ocorridos na unidade. Todos os dados levantados por esses serviços são utilizados para traçar políticas de saúde pública.