A Secretaria Estadual de Saúde (SES) colocou em funcionamento, na manhã desta segunda-feira (26/09), o primeiro serviço de urgência odontológica da rede estadual. Os atendimentos estão sendo feitos na Unidade de Pronto Atendimento Médico Fernando de Lacerda (UPA do Curado), em Jaboatão dos Guararapes. A expectativa é atender, por dia, 50 pacientes após ter a capacidade totalmente instalada.

Das 7h às 12h desta segunda, dez pessoas procuraram o serviço, para fazer, por exemplo, extração dentária e abertura coronária do dente para canal, que é feito pelos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) dos municípios. Entre as pacientes, Sônia Gonçalves, do Curado, que estava há três dias com dor de dente e, consequentemente, de ouvido e de cabeça. “Ter odontologia na UPA facilitará muito o atendimento da região”, afirmou Sônia.

“Esperamos cobrir toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) com urgências odontológicas 24h. Também vamos ter o serviço nos hospitais regionais do interior, dobrando a quantidade de urgências existentes atualmente”, afirmou o governador Eduardo Campos, lembrando que, atualmente, 13 serviços odontológicos municipais estão em funcionamento e que a SES abrirá outros 13.

Por mês, o Hospital Tricentenário, organização social (OS) que gere a UPA, receberá R$ 70 mil para manter os serviços. O valor será somado aos mais de R$ 858 mil já repassados mensalmente para manter os atendimentos nas especialidades de ortopedia, clínica médica e pediatria.

DENTES – As urgências odontológicas da rede estadual serão instaladas em quatro UPAs (Engenho Velho, Paulista, Olinda e a do Curado, já em funcionamento), uma UPA Especialidade (em Petrolina, com previsão de abertura em 2012) e oito hospitais regionais (Palmares, Limoeiro, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada).

PLANO – Por ano, serão investidos cerca de R$ 18 milhões para tratar da saúde bucal dos pernambucanos. Além das urgências odontológicas, haverá distribuição de kits de saúde bucal (escova, pasta dental e cartilha educativa) para os cadastrados no Programa Chapéu de Palha, fluoretação da água nos sistemas de abastecimento e concessão de próteses dentárias, a partir de convênio com 23 laboratórios espalhados por todas as regionais.