Os acidentes de moto são considerados uma epidemia dos tempos modernos. Para intensificar a vigilância a esses e outros acidentes envolvendo transportes terrestres, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) ampliou, nos meses de agosto e setembro, o número de Unidades Sentinelas de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (USIATT). Agora, são mais seis hospitais da Região Metropolitana do Recife (RMR) e dois no interior do Estado, além dos 10 hospitais Regionais que já eram unidades sentinelas desde 2010.

Ao todo, foram registrados 1.145 atendimentos a acidentados de trânsito nessas primeiras semanas. O Hospital Miguel Arraes, em Paulista, recebeu 315 pacientes. De acordo com a coordenação de ortopedia do hospital, cerca de 65% dos procedimentos cirúrgicos realizados, mensalmente, envolvem acidentados de moto. As demais unidades que também implantaram a unidade sentinela foram o Hospital da Restauração, que notificou 144 atendimentos, Otávio de Freitas (155), Getúlio Vargas (199), Dom Helder (197), Jaboatão Prazeres (30), João Murilo (88) e Belarmino Correia (17).

Todos profissionais da Rede Sentinela foram capacitados para realizar esse monitoramento, que pode envolver desde os recepcionistas até os Núcleos de Epidemiologia desses hospitais. As equipes estão sendo reforçadas com computadores e impressoras para que esses dados possam ser informatizados.

“Esta ampliação ajudará a nortear as ações do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (CEPAM), instituído pelo governador Eduardo Campos, em maio deste ano. Outro compromisso da SES no CEPAM é ampliar esta notificação para três Unidades de Pronto Atendimento. As UPAs de Olinda e do Curado passarão a ser unidades sentinelas ainda em outubro”, adiantou a diretora geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância da Saúde da SES (DGPMAVS), Luciana Albuquerque.

Moto está presente em 70% dos acidentes no interior do Estado

Desde maio de 2010, 10 hospitais Regionais deram início a essa notificação no interior de Pernambuco. Até agosto deste ano, foram registrados 17.477 atendimentos por acidentes de transporte terrestre nessas unidades.

As regiões que apresentam números mais expressivos são a VIII (Petrolina) e XI (Serra Talhada) Regionais de Saúde, com 2.671 e 2.895 pacientes, respectivamente, envolvidos em algum acidente de trânsito. Veículo de custo mais acessível, a moto figura como o meio de transporte mais comum entre esses acidentes, no interior do Estado, representando 70,38% do total.