A Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) inaugura, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau e a Infraero, o Termômetro da Doação, nesta quarta-feira (28/09), às 14h, no Aeroporto Internacional dos Guararapes. O painel faz parte das ações da Semana Nacional Semana Nacional de Doação de Órgãos, que segue até a próxima sexta-feira (30/09), e mostra os números atualizados sobre a fila de espera por um transplante e o total de doações de órgãos em Pernambuco.

A população poderá interagir com o totem eletrônico tocando num coração pulsante. Uma mensagem é emitida: “com esse gesto você salvará vidas. Aproveite e comunique a sua família que você é doador”. “Com o Termômetro a sociedade vai ter uma noção real da realidade das doações de órgãos em Pernambuco. Com isso, queremos estimular as pessoas a serem futuros doadores”, explicou a coordenadora da CT-PE, Zilda Cavalcanti.

No Aeroporto Internacional dos Guararapes, das 14h às 18h, haverá, ainda, palestra de incentivo à doação de órgãos para funcionários da Infraero e os interessados poderão se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Também nesta quarta-feira (28), a partir das 8h, profissionais de saúde que atuam no Hospital Barão de Lucena, localizado na Av. Caxangá, recebem palestra sobre Doação de Órgãos. A equipe da CT-PE explicará todo o caminho para o ato: o diagnóstico de morte encefálica, quando ainda é possível manter em funcionamento órgãos sólidos; a manutenção do potencial doador; e a maneira correta de sensibilizar os familiares dos possíveis doadores.

“A mobilização dos profissionais de saúde é muito importante. Eles são fundamentais no diagnóstico de morte encefálica, manutenção do potencial doador e no acolhimento dos familiares”, ressalta Zilda Cavalcanti.

Mobilização – Dando prosseguimento às atividades da Semana Nacional de Doação de Órgãos, na quinta-feira (29/09), a partir das 8h, técnicos da CT-PE estarão na Estação central do Metrô Recife, no bairro de São José, sensibilizando os usuários, com entrega de panfletos e do Cartão do Doador.

Já na sexta-feira (30/09), das 8h às 17h, acontece o encerramento da Semana, no auditório do Hospital Português, com o Curso de Manutenção do Potencial Doador e Entrevista Familiar. A equipe da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, chefiada pelo médico Reginaldo Boni, vai ministrar o curso, que é voltado para profissionais de saúde de todo o Estado.

Dados - De janeiro a agosto de 2011, a CT-PE registrou 549 transplantes no Estado, um aumento de aproximadamente 12%, em relação ao mesmo período do ano passado, mas este número ainda é insuficiente. Para se ter uma ideia, o índice de doação de Pernambuco, de acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), é de 7,5, bem abaixo da média nacional, que é de 10,5. Atualmente, 3.327 pacientes aguardam em lista de espera por um transplante. Mais de 1.800 pessoas aguardam por um rim, 1.299 precisam de transplante de córneas, 169 pessoas esperam por um fígado e nove pacientes estão na esperança de um transplante de coração.

Doação - Para se tornar um doador, é importante que a pessoa comunique à família sobre esta vontade, pois de acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a doação deverá ser consentida pelo familiar de até 2º grau. Essa conversa é fundamental para subsidiar a decisão da família na hora de doar órgãos. A principal dificuldade para o aumento do número de doadores é, exatamente, o baixo nível de informação sobre o assunto. Para orientações e dúvidas, o telefone da CT-PE é 0800.281.2185.