Considerado um hospital referência nas áreas de residência médica, enfermagem e fisioterapia, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) reuniu, nesta quarta-feira (26/10), instituições parceiras para celebrar os dez anos do Programa de Residência em Enfermagem do hospital. O evento foi realizado no auditório da unidade.
A solenidade contou com a instalação de uma placa com a retrospectiva histórica, depoimentos e homenagens às instituições parceiras do programa. Entre elas, o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren–PE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE). Os ex-residentes da primeira turma formada pelo curso também foram homenageadas.

“Estou muito emocionada porque aqui aprendi a ser enfermeira, juntando o conhecimento técnico da universidade à prática do hospital. Mas o mais importante foi a experiência de lidar com o outro, com os pacientes”, contou a ex-residente e atual professora de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Cleide Maria Pontes.

Atualmente, o programa oferece especialidades nas áreas de cardiologia e materno-infantil. Segundo a gerente médica do HAM, Elenice Guimarães, a ação marca a consolidação e o avanço do programa de residência em enfermagem em Pernambuco. “Estamos comemorando uma década de trabalho. É uma honra para nós sermos referência no Estado” afirmou Guimarães.

Ao todo, o programa de residência em enfermagem do HAM já formou 40 profissionais. Sendo 90% deles aproveitados pela rede assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).