Durante a madrugada desta sexta-feira (02/12), foram realizadas as primeiras ações da Operação Lei Seca, em Pernambuco. Ao todo, 462 veículos foram vistoriados e 440 motoristas submetidos a testes com o bafômetro. Devido as irregularidades, foram aplicadas 44 multas e 2 carros foram rebocados.

Em relação aos condutores, cinco apresentaram consumo de álcool acima do limite estabelecido pela Lei, que é de 0,2 grama de álcool por litro de sangue. Desses, quatro apresentaram até 0,33 grama de álcool por litro de sangue, tiveram a carteira recolhida, foram multados e liberados após a chegada de condutores aptos. Um dos abordados teve teor acima de 0,33 grama, considerado crime. Esse, além de multado e com a carteira recolhida, foi levado à delegacia para que fosse lavrado o flagrante.

Durante as blitze, 22 condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro. Todos tiveram a carteira apreendida e aplicação de multa. As blitze, coordenadas pela secretaria Estadual de Saúde, com apoio do Detran-PE e Polícia Militar, foram feitas em seis bairros do Recife e Jaboatão dos Guararapes: Boa Viagem, Piedade, Jaqueira, Aflitos, Torre e Santo Amaro. Vale ressaltar que os pontos são itinerantes e escolhidos de acordo com dados estatísticos das secretarias estaduais de Saúde (SES) e de Defesa Social (SDS)

De acordo com o coordenador executivo da Operação Lei Seca, Major André Cavalcanti, que acompanhou a Operação em Boa Viagem, as ações serão permanentes. “Todos os dias, a Operação Lei Seca vai levar seis equipes às ruas. Nosso principal objetivo é salvar vidas, pois os acidentes de trânsito representam uma das principais causa de morte em Pernambuco, uma verdadeira epidemia”, falou.

As seis equipes de 11 integrantes são formadas por policiais militares e agentes do Detran-PE, além de técnicos da SES e educadores que foram vítimas de acidentes de trânsito. Ao todo, no trabalho de orientação, a Operação Lei Seca contará com 24 profissionais, sendo 16 cadeirantes ou muletantes e oito auxiliares, que ajudarão na condução dos deficientes e na entrega de panfletos e folders educativos, em bares e pontos de aglomeração onde estão programadas as blitzes.

Legislação

A Lei 11.705, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, proíbe a ingestão de qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos. Assim, motoristas flagrados excedendo o limite de 0,2 grama de álcool por litro de sangue pagarão multa de R$ 957, poderão perder a carteira de motorista por um ano, após conclusão de processo administrativo no Detran, e ainda terão o carro retido no local da blitz até a apresentação de um condutor apto a guiá-lo. Uma única lata de cerveja ou uma taça de vinho já é o suficiente para superar a medida-limite do etilômetro, também chamado de bafômetro. Quem for flagrado com mais de 0,6 grama de álcool por litro de sangue (equivalente três latas de cerveja) poderá ser preso.