A partir desta segunda-feira (16/03), a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Coordenação de Saúde da População Negra, promove uma série de ações voltadas para comemorar o Dia Mundial de Combate à Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e lembrada no dia 21 de março.

"Nossa intenção é divulgar, informar e sensibilizar acerca da importância e da relevância do reconhecimento da existência do racismo enquanto ideologia incorporada pela sociedade e reafirmar o compromisso institucional da SES na implementação das Políticas Públicas de Saúde para a População Negra no Sistema Único de Saúde", comenta a coordenadora de Saúde da População Negra, Miranete Arruda.

Durante toda a manhã desta segunda-feira, diversos setores da SES receberão a equipe de mobilização da coordenação, que distribuirá folders e panfletos explicativos sobre o tema. Além dos servidores da SES, a ação também está abrangendo os visitantes do órgão, que vão receber o material explicativo com informações sobre o racismo e a existência da política estadual voltada para a população negra. Os panfletos também discutem a Doença Falciforme (agravo prevalente na população negra) e sobre as comunidades quilombolas.

Na terça-feira (17/03), haverá a participação da equipe da coordenação em reunião com a Diretoria de Políticas Estratégicas da SES para apresentação da Política Estadual de Saúde da População Negra. Já na quarta-feira (18/03), o Comitê Estadual de Atenção à Saúde da População Negra estará no Hemope para abordar o tema "Combate ao Racismo", com a palestrante Ana Paula Maravalho, mestra em Direitos Humanos e integrante do Observatório Negro de Pernambuco.

Na quinta-feira (19/03), a coordenadora de Saúde da População Negra, Miranete Arruda, concederá entrevista na Rádio SEI, abrodando o racismo. No dia seguinte (20/03), uma conferência no auditório da SES sobre Racismo em alusão ao dia 21 de março, com a participação de Ana Paula Maravalho, fechará a semana. Também haverá exibição do filme Vista a minha pele.

"Todos nós somos sujeitos e atores da sociedade, responsáveis pela mudança de paradigamas. O enfrentamento, a contribuição e a reflexão são necessárias para outra postura diante de temas como preconceito e racismo", pontuou a Diretora Geral de Informações Estratégicas, Inês Costa.

Na terça (24/03), uma web conferência sobre o Combate ao Racismo acontecerá na Rede Nutes, do Hospital das Clínicas.