Profissionais do Serviço Social do Hospital da Restauração (HR) realizaram uma ação, nesta quarta-feira (16/08), em alusão à campanha Agosto Lilás, cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher. As abordagens educativas sobre o assunto foram feitas nas enfermarias do hospital e também na entrada das Emergências Clínica, Pediátrica e Geral,onde o fluxo de pessoas é grande, no início da tarde, por causa do horário de visitas.

A equipe de Serviço Social produziu um panfleto informativo sobre os tipos de violência sofridas pelas mulheres; como e quem pode denunciar; as políticas assistenciais disponíveis para as vítimas de violência; e também como funciona a Lei Maria da Penha. Além de ser distribuído para os colaboradores do HR e visitantes, o folder está disponível, de forma online, no painel localizado na entrada da Portaria Social.

Para a gerente do Serviço Social do Hospital da Restauração, Conceição Ribeiro, a atividade, no hospital, tem impacto positivo por vários motivos. “Primeiro, a maioria das pessoas que trabalham aqui são mulheres. Além disso, tem um quantitativo considerado de mulheres vítimas de violências que dão entrada no HR. É muito importante que a equipe esteja alinhada com todos os dispositivos de proteção, como a Lei Maria da Penha e a Política de Enfrentamento da Violência contra a Mulher”, disse Conceição.

De acordo com ela, quando a equipe multiprofissional identifica algum caso suspeito de violência, o Serviço Social e o setor de Psicologia são acionados para tomar as medidas relacionadas ao caso social. “Com a Lei Maria da Penha, temos permissão, por exemplo, para acionar a polícia, mesmo sem a mulher verbalizar que foi vítima, e também acionamos o município de origem dela para que ela tenha acesso às políticas externas”, explicou a gerente.