O Hospital Regional do Agreste (HRA), assim como todas as unidades de saúde, enfrentou mais um ano difícil devido à pandemia da Covid-19, o que demandou esforços ainda maiores para atender a população de Caruaru e região. Mesmo com a suspensão de atendimento ambulatorial e cirurgias eletivas em diversos momentos, o HRA encerrou o ano de 2021 com números expressivos. Durante o último ano, foram realizadas 3.430 cirurgias, entre eletiva, urgência e emergência, com destaque para a ortopedia, com 2.545 procedimentos cirúrgicos.

Os atendimentos de emergência totalizaram 19.370, divididos nas áreas de ortopedia e traumatologia, clínica geral, cirurgia geral, cirurgia bucomaxilar, cirurgia vascular, cirurgia ortopédica, odontologia com trauma bucomaxilar, neurocirurgia, neurologia e oncologia clínica.

Para os atendimentos ambulatoriais, foram registradas 8.358 consultas de especialidades e 21.302 procedimentos no Núcleo de Reabilitação. As especialidade ambulatoriais são oferecidas nas áreas de ortopedia e traumatologia, odontologia com trauma bucomaxilar, cirurgia geral, cirurgia cabeça e pescoço, otorrinolaringologia, neurocirurgia, cirurgia vascular, endocrinologia, oftalmologia, fisioterapia, psicologia, clínica geral, terapia ocupacional e nutrição. E o Núcleo de Reabilitação dispõe de fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e ortopedia.

MELHORIAS

A emergência foi totalmente climatizada, por meio da instalação de central de ar-condicionado; o Núcleo de Reabilitação passou por reforma; além de intervenções estruturais, como pintura e reparos na parte elétrica e hidráulica da unidade. O centro cirúrgico foi modernizado e passou a contar com dois novos e importantes aparelhos: um intensificador de imagem Phillips, oferecendo ao cirurgião diversas informações sobre a área a ser cirurgiada, trazendo mais segurança para a equipe e para o paciente; e uma lavadora ultrassônica, que serve para a esterilização dos instrumentos utilizados nas intervenções cirúrgicas, agilizando o tempo de intervalo entre os procedimentos.

Priorizando a qualidade no atendimento, diversos cursos e palestras foram ministrados para os colaboradores do HRA com o objetivo de atualização para novas técnicas, procedimentos, além da troca de conhecimento. Ainda, a unidade passou a contar com reforço na equipe, em diversas áreas, deixando todas as escalas completas.

PARA 2022

Uma emenda parlamentar de cerca de R$ 1,4 milhão foi destinada ao HRA para ser utilizada na aquisição de equipamentos, com a finalidade de modernizar ainda mais a unidade. No planejamento de 2022, também estão previstos: pavimentação do estacionamento, modernização do sistema de climatização do bloco cirúrgico e sala vermelha, além da aquisição de novos equipamentos para o Núcleo de Reabilitação.