Enfermeiros que atuam no Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, e nos municípios da base da V Gerência Regional de Saúde (Geres) participam, nesta segunda e terça-feira (22 e 23/02), do Curso de Assistência ao Parto de Risco Habitual Baseado em Evidências Científicas, promovido, em parceria, pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco e a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O objetivo é atualizar esses profissionais em relação à assistência ao parto para que, a partir de março, possam atuar como preceptores dos profissionais de saúde residentes.

Essa é a segunda rodada dessa capacitação, que já foi realizada em Arcoverde e também será ministrado em Caruaru. “Esse curso, na verdade, é uma atualização para profissionais que já atuam na área. E cumpre um papel muito importante porque vai fortalecer a assistência materno infantil nas Regionais de Saúde, com pessoal treinado e devidamente capacitado para o parto humanizado”, diz a coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da SES, Hérika Dantas.

A ideia é promover uma mudança de paradigma no que se refere à assistência materno infantil no Estado - uma prioridade da atual gestão -, ao incorporar, ao dia a dia desses profissionais, conceitos considerados indispensáveis às boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento - como posição verticalizada; desmedicalização no parto; presença do acompanhante; oferta de dieta livre oral durante todo o trabalho de parto; clampeamento tardio do cordão umbilical; contato pele a pele; além de métodos não farmacológicos para o alívio da dor neste período, entre outras, que tornam o parto um momento vivenciado pela mulher de forma respeitosa e prazerosa, minimizando os riscos e danos à sua saúde. “O Parto normal reduz enormemente os riscos de infecção e isso repercute diretamente na saúde da mãe e da criança”, diz Hérika.

Conteúdo Relacionado