A VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) realizou, dias 16 e 17 deste mês,  o I Fórum de Vigilância em Saúde do Sertão do São Francisco, com o tema Ações da Vigilância em Saúde na Perspectiva do Trabalho em Redes. O evento teve por objetivo  ampliar a discussão de temas de relevância para a Vigilância em Saúde desta Região e ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE.

Fizeram parte do evento representantes dos municípios da VIII Gees (Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista), municípios do Núcleo Regional de Saúde Norte - BA,  da base de Juazeiro - Bahia (Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá), bem como representantes das demais regiões limítrofes, Universidades e Unidades Hospitalares públicas e particulares de Petrolina e Juazeiro.

Durante o evento aconteceu também a I Mostra Fotográfica de Ações da Vigilância em Saúde da VIII Geres, com premiação para as três melhores imagens capturadas pelas equipes de Vigilância municipais.

O Fórum foi composto por mesas redondas distribuídas nos dois dias do evento, nas quais foram abordados temas como Acidentes de Transporte Terrestre, Violência, Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas de Pernambuco (Programa SANAR) e estratégias para integração da vigilância em saúde na Rede de Sáude Pernambuco/Bahia -  PE-BA. Foi o primeiro evento voltado à Vigilância em Saúde na região e contou com a participação de cerca 120 pessoas.