A Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde (SES) inicia, nesta quinta-feira (10/04), o I Curso de Capacitação de Atenção e o Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência. O objetivo da iniciativa é capacitar 221 profissionais de odontologia de 52 municípios pernambucanos. Para começar, equipes do Recife e de Serra Talhada serão capacitadas nesta quinta e sexta (11/04), durante todo o dia.

Os módulos teóricos foram realizados por meio de ensino a distância e em Pernambuco, o módulo prático, com carga horária de 40 horas, será realizado em Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). O coordenador estadual de Saúde Bucal, Paulo César Santos, ressalta a importância do atendimento de pessoas com deficiência na atenção primária, para “melhorar o acesso desse público aos serviços de saúde, possibilitando um tratamento odontológico digno e de qualidade. Essa sempre foi uma das metas de nossa gestão e esse curso certamente irá contribuir nesse sentido”.

A capacitação é uma iniciativa do Plano Viver sem Limite, do Ministério da Saúde. No Brasil, o objetivo é capacitar 6,6 mil profissionais, de todas as unidades federativas, integrantes das equipes de saúde bucal (cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal) do SUS, sendo 6.000 profissionais da atenção primária e 600 dos CEOs. Em Pernambuco, além de Recife e Serra Talhada, receberão as atividades os municípios de Ipojuca, Palmares, Limoeiro, Goiana, Garanhuns, Caruaru, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Ouricuri, que receberão equipes das cidades vizinhas para as aulas.

Conteúdo Relacionado