Referência estadual no atendimento materno-infantil de alto risco, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM), localizado na zona Norte do Recife, comemora, nesta sexta-feira (04.08), a Semana Mundial de Amamentação. O evento, que terá início às 10h30, no Auditório do 6º andar, vai reunir mães, funcionários e colaboradores e promete atrações animadas.
 
Para começar em alto astral, um show de voz e violão e, em seguida, uma apresentação teatral montada por servidores do HAM, com o objetivo de conscientizar as mães sobre a importância do aleitamento materno. No encerramento, haverá um lanche (bolo com suco de frutas), para estimular a confraternização dos presentes.  importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o País. 
 
A SMAM também contribui significativamente para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhora da saúde da população infantil e materna.
 
A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é comemorada desde 1992 em mais de 150 países, por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno. Criada em 1991 como um órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a WABA é uma organização não governamental constituída por uma rede mundial de indivíduos e organizações empenhadas na proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno como um direito de mães e crianças, independente de raça, credo ou nacionalidade.
 
Até 1998, a SMAM no Brasil foi coordenada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). No ano seguinte, a coordenação passou ao Ministério da Saúde, que continuou a realizar as campanhas em parceria com a SBP. A Semana Mundial da Amamentação é importante por ser uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o País.
 
A SMAM também contribui significativamente para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhora da saúde da população infantil e materna.