Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualificação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), a Gerência de Saúde do Homem e do Idoso (GSHI) da Secretaria Estadual de Saúde (SES) realiza, nos dias 11, 12, 13 a 14 de abril, respectivamente na VIII, IX, VII e XI Gerências Regionais de Saúde (Geres), a Oficina de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e seus Eixos. O evento faz parte das ações de implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e contará com a participação do representante da Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde (MS), Cicero Ayrton Brito.

As oficinas têm como finalidade reunir gestores e profissionais de Saúde de nível superior, do Sistema Único de Saúde (SUS), das Regionais de Saúde do Estado (Atenção Primária, Programa Mãe Coruja Pernambucana e Vigilância em Saúde), para discutir a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) e seus Eixos (Acesso e Acolhimento; Prevenção de Acidentes e Violência; Paternidade e Cuidado; Saúde Sexual e Reprodutiva;  e Doenças Prevalentes na População Masculina), com vistas ao desenvolvimento de estratégias de implementação da Política, que venham contribuir, de forma igualitária, para a oferta de um cuidado mais qualificado e integral à saúde da população masculina, de 20 a 59 anos. A expectativa é reunir, ao longo dos quatro dias de oficinas cerca de 140 pessoas, entre profissionais da saúde e gestores, de 35 municípios sertanejos.

"É importante que o homem entenda a importância dos cuidados com a saúde (prevenção e promoção), e que reconheça sua responsabilidade em relação a própria saúde, bem como, com a daqueles que o cercam, sejam parentes, amigos e até mesmo a própria comunidade na qual está inserido", explica a gerente de Saúde do Homem e do Idoso da SES, Valéria Pastor. Em 2015, a mesma Oficina aconteceu na I, IV e XII Gerências Regionais de Saúde (Geres).

De acordo com o IBGE (Censo - 2010), Pernambuco tem uma população de 4.230.681 homens, o que corresponde a 48% da sua população geral, sendo que destes, 2.276.864 (53,8%) tem entre 20 e 59 anos. As principais causas de morbidade e mortalidade masculina, nesta faixa etária, estão relacionadas a causas externas (acidentes e violências) e doenças do aparelho circulatório.