Mesmo que em alguns momentos tenham sofrido com a redução no número de doações – como acontece agora com o existente no Hospital Agamenon Magalhães – os Bancos de Leite Humano de Pernambuco chegam em alta neste final de 2016. Na avaliação de desempenho realizada anualmente pela Fiocruz, referência nacional no setor, todos os nove bancos e os quatro postos de coleta do Estado foram agraciados com o Selo Ouro de qualificação. A entrega da premiação aconteceu nesta terça-feira (27.12), pela manhã, no Imip.

“Esse reconhecimento é muito importante, porque para atingir a excelência é preciso cumprir corretamente várias etapas. Desde o atendimento às mães até o processo de coleta e processamento do leite”, explica a coordenadora estadual do Programa de aleitamento Materno da SES, Andréa Zacchê.

Referência para os Bancos de Leite Humano nas regiões Norte e Nordeste, o Imip é o responsável por coletar e repassar as informações técnicas sobre as unidades de Pernambuco e que servem de subsídio para a premiação da Fiocruz.